Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Dinamarquesa "The Killing" estreia cinco meses após versão

Protagonista diz em entrevista à Folha que roteiros foram escritos durante as gravações

Depois da cópia, estreia o original. A série dinamarquesa "The Killing" entra no ar no canal Globosat HD a partir de amanhã, cinco meses depois da adaptação americana (exibida pelo A&E).

Mais sombrio e sóbrio, o roteiro de Soren Sveistrup foi escrito ao mesmo tempo em que o seriado era filmado.

"Foi um desafio", conta à Folha Sofie Grabol, que vive a detetive Sarah Lund. "Mas a força de Sarah está em seus segredos, me fascina o quanto não sei sobre ela."

São 20 episódios sobre a investigação da morte de uma jovem. É o último dia de trabalho antes de a detetive se mudar para a Suécia.

Conforme avança, a trama ganha contornos políticos. "Ninguém sabia quem era o assassino até receber o último roteiro. Isso deixou todos os atores em alerta."

A produtora Piv Bernth diz que o importante "era mostrar o dia a dia de uma investigação, não só trazer os

highlights da rotina policial".

"The Killing" foi premiada com o Bafta de melhor série internacional no ano passado, superando "Glee" e "Mad Men", por exemplo.

"Somos um país pequeno", diz Sofie Grabol, "estamos acostumados a ver programas de outros países". "Mas é um grande elogio a série ter sido adaptada nos EUA."

Atualmente, ela está na Dinamarca gravando a terceira temporada, prevista para estrear em setembro por lá.

"Os países nórdicos têm essa tradição de mostrar o lado sombrio da mente humana. Veja Ibsen, Strindberg, Bergman. Talvez seja o clima", ri.

(LÚCIA VALENTIM RODRIGUES)

NA TV

The Killing
Estreia da série dinamarquesa
QUANDO seg., às 22h, no Globosat HD
CLASSIFICAÇÃO não informada

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.