Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Crítica reportagem

Paixão de colecionador pela obra de Proust é tema de livro

Perfumista Jacques Guérin salvou da destruição relíquias do escritor francês

ALCINO LEITE NETO
ARTICULISTA DA FOLHA

"Querelle de Brest" (1957), o enigmático livro do francês Jean Genet, leva a seguinte dedicatória: "A Jacques G.".

Quem seria o misterioso personagem, cujo sobrenome o escritor achou por bem proteger do escândalo da obra?

Tratava-se do perfumista Jacques Guérin (1902-2000), abastado proprietário da indústria Parfums d'Orsay, mecenas de artistas e um colecionador insaciável e discretíssimo de relíquias literárias.

Pouco antes de sua morte, Guérin despachou para leilões internacionais e instituições francesas o seu patrimônio precioso e numeroso: manuscritos de Rimbaud, Apollinaire, Radiguet, Satie...

Acima de todos esses artistas, Guérin amava Marcel Proust (1871-1922) e passou a vida a reunir tudo o que pôde do autor de "Em Busca do Tempo Perdido".

Essa paixão é o tema de "Sobretudo de Proust", da jornalista italiana Lorenza Foschini.

Trata-se de um pequeno livro, misto de reportagem, biografia ligeira e história literária, sobre as aventuras de Guérin para salvar da destruição os objetos relacionados ao seu ídolo. Seus esforços esbarram no heroísmo.

LACUNAS E INCERTEZAS

Graças a ele, importantes manuscritos de Proust estão preservados -outros se perderam para sempre, queimados pela cunhada do escritor.

Graças a ele, o Museu Carnavalet, em Paris, exibe hoje os móveis do quarto em que Proust redigiu a "Recherche" e guarda a sete chaves uma famosa relíquia: o sobretudo de lã, forrado de pele de lontra, com que o escritor, asmático, se protegeu do frio nos últimos anos de vida.

Foschini pratica uma espécie de jornalismo romanceado, lírico, que emociona o leitor e impulsiona a leitura (sobretudo a dos Proust-maníacos), mas acaba deixando muitas lacunas e incertezas pelo livro afora.

Jacques Guérin -colecionador crucial do século 20- ainda aguarda uma obra de maior fôlego, mais precisa e mais ambiciosa.

SOBRETUDO DE PROUST
AUTORA Lorenza Foschini
EDITORA Rocco
TRADUÇÃO Mario Fondelli
QUANTO R$ 21,50 (112 págs.)
AVALIAÇÃO bom

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.