Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Instintiva, Regina Spektor prepara disco

Cantora russa diz que as influências e as músicas do álbum vieram de pressentimentos

VERENA FORNETTI
DE NOVA YORK

Em Nova York, em um quarto de hotel "démodé", a cantora russa Regina Spektor tenta descrever o disco "What We Saw from the Cheap Seats", a ser lançado em maio.

"Por que escreveu isso? Por que usou essa palavra? Para mim é muito difícil explicar. Talvez algumas pessoas sejam mais conscientes dos próprios pensamentos e razões. Eu sou mais instintiva."

O título do álbum (o que vimos dos lugares baratos) foi um pressentimento, ela diz, assim como as músicas escolhidas e as influências.

A russa é conhecida no Brasil especialmente pela canção "Fidelity", tema da novela "A Favorita", de 2008. Fez só um show no país, em 2010, no festival SWU.

"Tive uma experiência maravilhosa no Brasil. Queria ter tido mais tempo lá." A turnê do novo álbum por ora não inclui o país.

Spektor considera importante fazer referências a outros artistas em seus discos. No novo, estão lá as canções "Don't Let me Be Misunderstood" e "Ne Me Quitte Pas".

A cantora de 32 anos deve rodar a Europa no verão do hemisfério Norte, mas revela se sentir insegura. "Quando vou a um lugar novo, fico empolgada mas também assustada. Uma parte pensa que ninguém virá [para o show], que ninguém me conhece. Você nunca sabe se vai tocar para 30 pessoas ou 3.000."

Diz ainda que não sente a pressão do sucesso. O primeiro disco da cantora foi bastante aclamado e suas músicas fizeram parte de séries televisivas e comerciais.

"Não sou uma estrela pop gigante que detém uma grande máquina, como se fosse uma grande empresa. Minha empresa é pequena. Posso aceitar que algumas coisas que faço sejam mais ou menos bem-sucedidas. Quero fazer arte e divulgá-la."

Spektor tem produção intensa. Ela não sabe precisar quantas canções já escreveu, mas diz que foram centenas. Elogia a iniciativa dos fãs de divulgá-las pela internet. "Só lembro de algumas canções por causa desses registros. Sou totalmente a favor do compartilhamento de músicas e de shows. Só lamento que às vezes não sejam gravadas com qualidade [para que depois possa ouvi-las e aprender de novo a tocá-las]."

No fim, pergunto se ela já viu "A Favorita". Ela diz que não e se empolga, perguntando sobre os personagens. Mostro uma cena dos atores Mariana Ximenes e Cauã Reymond. Ela ri muito. "Então minha música tocava a cada vez que eles se agarravam."

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.