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"Encaro o cinema com humildade", diz Madonna

Estreia hoje "W.E. - O Romance do Século", segundo longa da cantora

Atores de filme sobre rei que abdicou de trono por amor descrevem artista como diretora detalhista e cuidadosa

MARIANE MORISAWA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM VENEZA

Foi quando se mudou para a Inglaterra, para viver com o então marido, o cineasta Guy Ritchie, que Madonna começou a conceber "W.E. - O Romance do Século", seu segundo longa-metragem.

Estudando a história da monarquia, topou com o rei Eduardo 8º, que renunciou ao trono em 1936 por causa de seu relacionamento com a americana Wallis Simpson.

Chamou-lhe a atenção a forma unidimensional como a duquesa de Windsor era tratada. Achou que mostrar essa relação sob seu ponto de vista daria um filme.

"W.E." é protagonizado pela inglesa Andrea Riseborough e tem uma parte que se passa nos tempos de hoje, na qual Wally (Abbie Cornish), obcecada por Wallis, apaixona-se por um segurança russo (Oscar Isaac).

Madonna demorou para tomar coragem justamente por ser casada com um diretor - o divórcio foi em 2008.

"Fiquei intimidada. Pensava: 'Quem penso que sou?'", disse em mesa-redonda da qual a Folha participou, durante o Festival de Veneza, em setembro de 2011, no qual o filme foi recebido entre risadinhas pouco elogiosas.

INTIMIDADA

Madonna intimidada não é algo fácil de imaginar. "Encaro o cinema com muita humildade." Contou-se apaixonada por essa forma de arte desde os tempos da faculdade, quando assistia a filmes mudos, trabalhos de cineastas americanos dos anos 1970, como Francis Ford

Coppola, e, principalmente, diretores europeus como Alain Resnais, Michelangelo Antonioni, Luchino Visconti e Ingmar Bergman.

Esses quatro, mais Wong Kar-wai, foram citados como influências de seu longa. Com o ex-marido Sean Penn, disse ter aprendido a importância dos ensaios e da preparação. Com Ritchie, a prestar atenção ao aspecto visual.

Mas, antes das filmagens e no set, certamente imprimiu um jeito todo Madonna de trabalhar. Oscar Isaac diz que teve de aprender o sotaque russo, a tocar piano e estar fisicamente preparado.

"Ela me ligava perguntando se eu estava praticando e me pedia fotos para observar meu progresso."

James D'Arcy, que interpreta Eduardo 8º, estudou gaita de fole, mesmo depois de ouvir de um professor que, em seis semanas, era impossível.

"Você deveria aprender. Não é porque falaram isso que você vai ouvir", disse-lhe a diretora, que depois cobrava em e-mails diários sua evolução com o instrumento. A cena terminou cortada na versão final.

MÃE DE TODOS

Durante as filmagens, o elenco recebia mensagens de madrugada, um sinal de que a diretora simplesmente não descansava. "Eu vi quão pouco você pode dormir e ainda sobreviver", disse a cantora.

Descrita como uma mãe pela atriz Abbie Cornish, Madonna concordou. "Quero cuidar de todos." Seria ela uma mãe severa, como deram a entender os atores? "Sim", afirmou. "Mas eu sei que isso veio do James." Para sorte do ator, agora o trabalho já terminou. Se não, era capaz de ele ficar de castigo.

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