Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Crítica Drama

Diretora parece mais interessada em figurinos do que nas emoções

CRÍTICO DA FOLHA

Como cantora, a principal virtude de Madonna sempre foi traduzir o que seu público queria em canções fáceis, diretas, pegajosas. Música pop em sua quintessência.

Mas, como atriz e diretora, parece ter o projeto oposto: fazer arte com "A" maiúsculo em filmes com pompa e circunstância, que vão de "Evita" (1996) até o novo "W.E. - O Romance do Século".

Ao receber o Globo de Ouro de melhor canção original pelo filme, Madonna deu uma clara demonstração desse desejo ao citar nada menos que Visconti, Pasolini, Antonioni, Godard e Truffaut.

Por "W.E.", fica muito difícil discernir como eles teriam inspirado Madonna. Porque, diferentemente deles, ela permanece sempre na superfície do universo que retrata.

A premissa poderia ser interessante. De um lado, o histórico romance entre o rei britânico Eduardo 8º (James D'Arcy) e a americana divorciada Wallis Simpson (Andrea Riseborough).

Ele abdica do trono para se casar e é substituído pelo irmão gago (episódio que inspirou "O Discurso do Rei").

Do outro lado, a história de amor entre Wally (Abbie Cornish), mulher casada e fascinada pela figura de Wallis Simpson, e o segurança russo Evgeni (Oscar Isaac), na Nova York do presente.

Mas o paralelo criado por Madonna entre as duas histórias é tão óbvio quanto as iniciais repetidas dos amantes. E as transições entre passado e presente são sempre clichês visuais. Um exemplo: Wally observa, numa exposição, uma xícara usada por Wallis; corta para Wallis tomando chá na xícara.

Madonna parece mais interessada nos cenários e figurinos do que nas emoções dos personagens -o que faz sentido para uma "material girl", mas não para uma suposta discípula de Pasolini e de Godard.

(RICARDO CALIL)

W.E. - o ROMANCE DO SÉCULO

DIREÇÃO Madonna
PRODUÇÃO Reino Unido, 2011
ONDE Kinoplex Itaim e circuito
CLASSIFICAÇÃO 16 anos
AVALIAÇÃO ruim

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.