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Vendas de ingressos caem 7% por conta de pirataria

Estudo mostra que hiato entre estreias nos EUA e no exterior causa perdas

Estúdios deixam de ganhar cerca de R$ 408 milhões, já que filmes vão parar na internet antes dos lançamentos

FERNANDA EZABELLA
DE LOS ANGELES

A demora entre os lançamentos de filmes no mercado americano e no internacional faz com que os estúdios deixem de ganhar em bilheteria pelo menos US$ 240 milhões (cerca de R$ 408 mi) por ano, graças à pirataria on-line dos trabalhos.

O dado é resultado de um estudo feito pelos economistas Brett Danaher, da Wellesley College, e Joel Waldfogel, da Universidade de Minnesota, ambas nos EUA.

Eles pesquisaram as vendas de ingressos de quase 700 filmes de Hollywood em 17 países, de 2003 a 2006, quando surgiu o BitTorrent -tecnologia que agilizou o download de filmes na rede ao permitir o compartilhamento rápido de arquivos grandes.

Ao final de 2004, transformou-se na ferramenta mais popular para downloads e responsável por 30% do tráfego da internet.

"Quanto maior o atraso entre o lançamento do filme nos EUA e num país específico, menor será a receita gerada pela bilheteria neste outro país. E a relação aumenta bastante após o uso do BitTorrent", disse à Folha Danaher.

De acordo com o estudo, um longa que chegou aos cinemas da Austrália oito semanas depois dos EUA teve um retorno 22% menor entre 2003 e 2004, época considerada pré-BitTorrent, e de quase 40% entre 2005 e 2006.

Mas, enquanto em 2003 e 2004 a queda da bilheteria com a demora da estreia era igual para qualquer gênero do cinema, entre 2005 e 2006, os filmes que mais sofreram foram os de ação e de ficção científica, estilos que dominam a pirataria, feita majoritariamente por homens entre 16 e 24 anos, segundo relatório da Motion Picture Association of America.

Trabalhos desses gêneros tinham baixa adicional nas vendas de 1,3% por semana de demora, número usado como estimativa de efeito da pirataria on-line pré-estreia.

"Dessa forma, em nossa amostra de filmes e usando o ano aleatório de 2005, estimamos que as bilheterias internacionais ficaram pelo menos 7% abaixo do que poderiam num cenário sem pirataria. É uma perda de US$ 240 milhões", diz Danaher.

Em 2005, os filmes analisados tiveram receita de US$ 3,28 bilhões (cerca de R$ 5,8 bi) no exterior.

Os estúdios afirmam que lançar filmes simultaneamente em vários países é custoso (cada cópia de película custa, em média, R$ 1.600). Porém, a janela de lançamentos vem diminuindo: em 2004, a média era de dez semanas, contra seis em 2007 e quatro em 2010.

"As pessoas precisam superar obstáculos para começar a piratear, seja moral seja o de aprender como fazer downloads. Mas, depois que começam, é difícil tê-las de volta", disse o economista, lembrando o caso de uma TV que resolveu tirar seus seriados do iTunes.

"A pirataria explodiu. Um ano depois, quando voltaram atrás, já era tarde. Dar acesso legal e fácil é crucial."

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