Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Joca Terron lança misto de novela com HQ

Em "Guia de Ruas sem Saída", escritor cuiabano acompanha duas vidas em ruínas

RAQUEL COZER
COLUNISTA DA FOLHA

O escritor Joca Reiners Terron, 44, levou ao extremo a ideia de uma narrativa fragmentada no recém-lançado "Guia de Ruas sem Saída".

Além de intercalar texto e quadrinhos em tramas que se cruzam no tempo e no espaço, a novela acompanha dois homens caindo aos pedaços. Inclusive no sentido literal.

Um deles, incapaz de concatenar ideias, perambula expelindo chips eletrônicos enquanto perde partes do corpo. O outro, prestes a passar por um transplante num país longínquo, constata que seu casamento está em ruínas.

"A história é toda quebrada. Ela está se desmantelando, como personagens que a narram", resume o escritor.

Aos pensamentos de um e outro somam-se sequências de imagens em páginas inteiras, sem texto, como num "filme mudo surrealista", conforme define o escritor. Das 256 páginas do livro, 135 foram ilustradas por André Ducci.

Juntar todos esses pedaços tomou mais de dez anos de Terron, que chegou a pensar em ilustrar sozinho a novela.

"Dois anos atrás, quando percebi que estava sendo megalomaníaco e nunca conseguiria escrever e desenhar tudo a tempo, convidei o Ducci, cujo trabalho conheci fazendo uma pesquisa sobre quadrinistas brasileiros."

O tempo em questão foi o surgimento de um prazo que "inspirou" Terron a concluir o trabalho: em 2007, ele ganhou da Petrobras uma bolsa de criação literária para o livro, e 2011 era a data-limite para apresentação do texto.

"Já estava no bico do corvo. Precisei voltar a acreditar na história, que tinha deixado de ser o que era no início. A ponto de eu precisar lutar por seis meses contra a burocracia do MinC para mudar o título do meu próprio livro."

(Para constar, o livro fora inscrito sob o pomposo título "A Extinção da Infância".)

SÓSIAS

Terron, que vive em São Paulo, e Ducci, em Curitiba, não se conheciam pessoalmente quando conversaram sobre as ilustrações.

Terron descreveu o personagem principal -alto, grande, barbudo, careca, algo como ele próprio.

"Quando o Ducci mandou os desenhos, falei: 'Você me desenhou? Ficou igual a mim!' E ele respondeu: 'Não, na verdade eu tava me desenhando", lembra o escritor. "Aí ele mandou uma foto dele. Não temos nada a ver um com o outro, mas o desenho também parecia com ele."

A prova dos nove foi tirada na semana passada, no lançamento, em São Paulo, com os dois presentes. Por maioria absoluta, ficou decidido que o personagem é mais parecido com Terron.

INDEPENDENTE

"Guia de Ruas sem Saída" marca um retorno do escritor -que começou a carreira literária publicando livros por sua própria editora independente- a uma pequena casa depois de publicar livros pela Companhia das Letras. O livro saiu pela Edith, selo criado no ano passado pelo escritor Marcelino Freire.

"Retornei ao gostinho de projetar como eu bem entendia o livro. Sou punk velho e meu lema sempre foi 'do it yourself' [faça você mesmo]."

GUIA DE RUAS SEM SAÍDA
AUTOR Joca Reiners Terron
ILUSTRAÇÕES André Ducci
EDITORA Edith
QUANTO R$ 35 (256 págs.)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.