Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

TV Folha agrada público e tem desafios, diz pesquisa

Datafolha reuniu grupo de dez pessoas, de 18 e 60 anos, das classes A e B

Formato, visão crítica e ausência de âncora são apontados como pontos altos; roteiro, edição e duração podem mudar

MORRIS KACHANI
DE SÃO PAULO

Um programa com personalidade e desafios pela frente. Assim foi avaliado o "TV Folha" numa pesquisa qualitativa feita pelo Datafolha.

Os destaques positivos ficaram por conta do formato não convencional e da visão crítica dos jornalistas. O cardápio de assuntos e o roteiro (texto) das reportagens foram as ressalvas.

A pesquisa reuniu um grupo de dez pessoas, das classes A e B, com idades entre 18 e 60 anos, que assistiu a uma versão pré-gravada do programa. O perfil socioeconômico dos selecionados é similar à média dos telespectadores da TV Cultura. O hábito de leitura da Folha não foi considerado.

"As pessoas estão cansadas do formato tradicional dos programas jornalísticos e encontraram no 'TV Folha' uma proposta dinâmica e despojada que prende a atenção do telespectador", diz a pesquisadora Sylvia Borba, que coordenou o encontro.

"O que elas mais adoraram foram as saias justas. Como quando o prefeito Gilberto Kassab foi confrontado com as colocações feitas pela colunista Barbara Gancia", afirma. "O espírito investigativo das reportagens e o tom irreverente foram identificados como os pontos altos do programa."

Sylvia lembra que a ausência de um âncora no programa, sem um cenário formal, foi bem recebida. E enaltece a sensação de intimidade que o "TV Folha" transmitiu: "O programa passa o clima de dentro da Redação do jornal".

Mas nem todos elogiaram o ritmo do programa: "A rapidez na edição de imagens e de depoimentos foi discutida. A percepção foi de que faltou contextualizar melhor as reportagens", aponta Sylvia.

A ausência de outros assuntos, como moda, saúde e esportes e do colunista José Simão, também foi citada. E todos praticamente defenderam a ideia de que o "TV Folha" poderia ser estendido, com um tempo maior do que os 30 minutos programados atualmente.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.