Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Autor de "Paraíso" contesta montagem de sua peça no Sesc

Dib Carneiro Neto diz que diretor Antônio Abujamra fez 'colagem' em cima do original

SILAS MARTÍ
DE SÃO PAULO

Dib Carneiro Neto, autor da peça "Paraíso", que estreou em São Paulo na semana passada, divulgou uma carta em que acusa a produção de montar um texto diferente daquele que escreveu.

Carneiro Neto diz que Antonio Abujamra, diretor da peça, não permitiu que ele acompanhasse os ensaios e montou, no Sesc Belenzinho, uma "colagem" com "umas 20 frases" de seu original.

"Estou muito constrangido", disse o autor à Folha. "É um espetáculo péssimo, que usou só uma base do meu texto, algumas frases. Eu jamais escreveria o que tem lá."

Ainda segundo o autor, diálogos de sua peça original, uma reflexão sobre a velhice, foram vertidos para monólogos na montagem, subtramas foram suprimidas e um segundo ato, que não existia, foi criado a partir da adaptação de um conto de Anton Tchékov (1860-1904).

"Não é meu texto, é outra coisa", diz o autor. "Minha peça continua inédita, vou oferecer a outros diretores."

Carneiro Neto não pretende exigir a interrupção das apresentações, mas afirmou que não vai autorizar novas temporadas e pediu que seu crédito seja retirado da peça.

"Não vi o espetáculo e fiquei surpreso com esse desconforto com o que foi apresentado pelo Abujamra", disse Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc. "Vamos retirar o nome dele, atender ao pedido, mas não interromper a temporada."

Procurado, Antônio Abujamra não atendeu a telefonemas nem respondeu os recados deixados pela Folha.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.