Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

SXSW dá destaque a Fiona Apple e LCD Soundsystem

Banda é tema de ótimo documentário, e cantora mostra músicas novas

Filme está entre os melhores sobre música dos últimos anos, já Fiona mostrou estar em forma em show intenso

LÚCIO RIBEIRO
ENVIADO ESPECIAL A AUSTIN, TEXAS

Na intersecção de suas mostras de cinema e de música, o South by Southwest (SXSW) 2012, festival de novidades e de novas velharias do Texas, exibiu anteontem o filme "Shut Up and Play the Hits", sobre a última apresentação da banda americana LCD Soundsystem.

O grupo, de Nova York, teve suas atividades encerradas em abril do ano passado, depois de um suntuoso concerto "em casa", no Madison Square Garden, com ingressos esgotados.

Tido como o "The Last Waltz" da geração eletro-rock, em referência ao documentário dos anos 70 sobre o último show do grupo The Band, dirigido por Martin Scorsese, "Shut Up and Play the Hits" é fácil o melhor documentário de música dos últimos anos.

O filme estreou no começo do ano em Sundance, anda percorrendo festivais e entrou em pequeno circuito na Inglaterra em janeiro. Deve virar DVD ainda neste ano.

Criado por Dylan Southern and Will Lovelace, o documentário cola em James Murphy, líder do LCD Soundsystem e um dos "gênios" da música jovem de 2000 para cá, para mostrar, por meio dele, as 48 horas que circundaram o derradeiro show da banda, a apresentação em si e o que aconteceu depois.

O filme é emocionante, bonito em cada frame de sua película, com excelente fotografia e ótima performance do LCD Soundsystem pré-aposentadoria, literalmente tocando como se fosse "o último show da vida".

Como James Murphy costuma dizer, é metade um funeral, metade uma grande festa. Como vi num blog, em definição perfeita, é um "mashup" perfeito de cinema, jornalismo, documento e performance musical. Foi difícil ver shows "comuns" depois desse filme.

FIONA APPLE

Um show nada comum fez a cantora e pianista americana Fiona Apple anteontem no SXSW, sua primeira aparição ao vivo sete anos depois do lançamento do último álbum.

Com um disco novo de nome longo e esquisito, programado para sair às lojas em junho, Apple manteve sua fleuma de agridoce.

Ela foi intempestiva na linha "vou abandonar esse show agora" e alternou no palco momentos de surtos dançantes frenéticos com uma postura angelical e suave diante do maior público (a maior fila) do festival.

Algumas das canções foram do novo disco, "The Idler Wheel Is Wiser than the Driver of the Screw, and Whipping Cords Will Serve You More than Ropes Will Ever Do".

É. Ela está de volta.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.