Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Crítica Documentário

Perfil de Anderson Silva esconde o homem por trás do lutador

EDUARDO OHATA
DO PAINEL FC

O documentário "Como Água", que estreia hoje em 160 salas, registra a preparação do brasileiro Anderson Silva para a sua mais dramática defesa do título de campeão no octógono do UFC.

Ao mesmo tempo em que revela como é doloroso o treino para esse que é o principal torneio de MMA (em inglês, artes marciais mistas) do mundo, o filme esconde o homem por trás do lutador.

Cada informação fornecida dá espaço para questões não exploradas. São imagens dos aquecimentos, sessões de sparring (treino com outros lutadores) e momentos de descontração entre treinadores e seus atletas.

A desgastante rotina de promoção, com sessões de fotos, entrevistas e a cerimônia de pesagem, também ganha destaque.

O momento mais revelador, no entanto, é aquele em que o homem considerado o melhor lutador do mundo pede "um minutinho" só para si, após passar por um duríssimo combate com o americano Chael Sonnen, e se ajoelha para fazer uma oração.

Um bônus para a produção é que essa luta é considerada a melhor da história do MMA -a revanche está prevista para ocorrer no mês de junho.

O filme esquece personagens que poderiam ter dado mais gravidade à história, como a tia Edith, que criou Anderson e moldou sua personalidade. Ela é mencionada só nos créditos finais.

Em determinado momento, Anderson explica o mau humor comum a lutadores nos treinamentos: "Estou há três meses longe da minha família, de saco cheio".

Após assistir ao filme, o próprio Anderson reconhece que não se viu na tela. "Acho que exagerei um pouco [na bronca que deu no amigo Dan Dan, após ele perder luta]."

O documentário valeu ao diretor Pablo Croce, nascido em Washington e criado em Caracas, na Venezuela, o prêmio de melhor documentarista estreante no Festival de Tribeca de 2011 (EUA).

COMO ÁGUA

DIREÇÃO Pablo Croce
PRODUÇÃO EUA, 2011
COM Anderson Silva
ONDE Espaço Unibanco Pompeia, Kinoplex Itaim 1 e circuito
CLASSIFICAÇÃO 12 anos
AVALIAÇÃO regular

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.