Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Peça encena farsa punk que marcou os anos 2000

Dirigida por Paulo José e Susana Ribeiro, montagem estreia hoje no Rio

Natália Lage interpreta Savannah Knoop, que deu vida à personagem JT LeRoy e virou amiga de Madonna e Bono Vox

NÁDIA GUERLENDA
JOHANNA NUBLAT
DE BRASÍLIA

Aos 18 anos, Jeremiah Terminator ("JT") LeRoy, por sugestão de seu psiquiatra, transformou em texto a infância e a adolescência marcadas por abusos, prostituição e o vício em drogas.

Aos 20, no início dos anos 2000, o americano alcançava o status de celebridade.

Seus três livros foram traduzidos em mais de 20 idiomas, um deles estava para virar filme, e a figura andrógina de peruca loira, chapéu e óculos escuros circulava entre famosos como Madonna, o cantor Bono Vox, do U2, e o cineasta Gus van Sant.

Em 2006, a descoberta: o garoto-problema era uma criação de Laura Albert, uma ex-cantora punk quarentona, e a pessoa sob a peruca era, na verdade, Savanah Knoop, sua cunhada.

Dirigida por Paulo José e Susana Ribeiro, a peça "JT - Um Conto de Fadas Punk", que estreia temporada hoje no Rio, conta a história da farsa -que, nas palavras de Luciana Pessanha, autora do texto, "mostrou à indústria cultural que o rei está nu".

No espetáculo, o público observa como Laura se adaptou às exigências que surgiam conforme o sucesso de JT aumentava.

"Primeiro ele tinha que falar ao telefone, depois aparecer em público, depois tinha que dar entrevistas. O personagem foi tomando vida, e ela precisava se virar", afirma Susana Ribeiro.

JT - UM CONTO DE FADAS PUNK

QUANDO qua. a dom., às 19h; de 16/3 a 27/5
ONDE CCBB (r. Primeiro de Março, 66, Rio, tel. 0/xx/21/3808-2020)
QUANTO R$ 6
CLASSIFICAÇÃO 16 anos

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.