Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

'Macbeth' com Bob Wilson é destaque do Municipal de SP

Programação de 2012 do teatro ainda tem óperas de Wagner, Mozart, Debussy e Stravinsky, entre outros

Na agenda de concertos, a pianista Cristina Ortiz toca com a Sinfônica Municipal, e Egberto Gismonti lança CD

IRINEU FRANCO PERPETUO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Não se trata da peça de Shakespeare, mas, sim, de sua adaptação operística, feita por Verdi: Bob Wilson vai encenar "Macbeth", em São Paulo, em novembro.

O cultuado diretor norte-americano é o destaque da temporada de 2012 do Theatro Municipal, que prevê oito produções até o final do ano.

As atividades começaram em fevereiro, mas só agora a programação completa foi oficialmente anunciada.

Produção encomendada pelo Teatro Comunale de Bolonha, na Itália, "Macbeth" terá regência do diretor artístico do Municipal, Abel Rocha, e a soprano Eliane Coelho como Lady Macbeth.

Antes disso, no papel de Brünnhilde, Coelho atua em "Götterdämmerung" ("O Crepúsculo dos Deuses"), de Wagner, em agosto, sob comando do maestro Luiz Fernando Malheiro e do diretor cênico André Heller-Lopes.

Em 2011, a dupla assinou "A Valquíria", segunda ópera do ciclo wagneriano "O Anel do Nibelungo". "Götterdämmerung" é a quarta ópera da tetralogia, e, ao encená-la, o Municipal sinaliza pretender realizar as duas óperas remanescentes da saga ("O Ouro do Reno" e "Siegfried") nos próximos anos.

Na semana que vem, sobe ao palco da casa uma produção de "La Traviata", de Verdi, com onze récitas. Em abril, é a vez de "Idomeneo", de Mozart, em versão concerto.

No final de maio, o teatro deve fechar por dois meses, para se adequar administrativamente à fundação que está sendo criada para geri-lo.

Para o segundo semestre, estão previstos importantes títulos do século 20 jamais encenados no Municipal: Abel Rocha rege "Pelléas et Mélisande", de Debussy, em setembro. Jamil Maluf fecha o ano com "O Rouxinol", de Stravinsky, em dezembro.

Em outubro, Felipe Hirsch dirige um programa duplo com óperas de compositores do romantismo tardio austríaco pouco executados no Brasil: "Violanta", de Korngold, e "Uma Tragédia Florentina", de Zemlinsky.

A regência é do português Osvaldo Ferreira, maestro titular da Orquestra Sinfônica do Paraná.

PRAÇA DAS ARTES

No mesmo mês, no ainda não inaugurado complexo cultural da Praça das Artes, Antonio Araújo, do Teatro da Vertigem, encena "Orfeu e Eurídice", de Gluck, com direção musical de um especialista na música do século 18: Nicolau de Figueiredo.

A agenda de concertos destaca uma apresentação da pianista Cristina Ortiz com a Orquestra Sinfônica Municipal, em maio, bem como uma aparição do multi-instrumentista Egberto Gismonti com a Orquestra Experimental de Repertório, em agosto, marcando o lançamento do CD "Arranjadores".

No mesmo mês, haverá ainda uma gala lírica com o casal de cantores italianos Daniela Dessì (soprano) e Fabio Armiliato (tenor).

THEATRO MUNICIPAL
ONDE pça Ramos de Azevedo, s/n; tel. 0/xx/11/3397-0327
INGRESSOS no site www.teatromunicipal.sp.gov.br

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.