Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Coleção Folha traz o surgimento de fábricas no Brasil do século 20

Décimo volume mostra, no dia 25, fotos da industrialização

DE SÃO PAULO

A industrialização brasileira é vista pelos historiadores como um fenômeno tardio. Depois de iniciativas isoladas, seria apenas no século 20 que se veria as chaminés substituindo os arados.

O processo de industrialização coincide com as levas de imigrantes que chegavam ao país e foi decidido por fatores externos.

Seja com o estopim da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), quando a dificuldade de importação aumentou a demanda por artigos nacionais, ou durante a Segunda Guerra (1939-1945), quando a industrialização seria a única alternativa e passou a se tornar uma prioridade.

As fotos do décimo volume da Coleção Folha Fotos Antigas do Brasil trazem um passeio visual pelo processo de formação do parque industrial brasileiro.

A obra está dividida em quatro seções temáticas, que acompanham a diversificação industrial no país: "A Indústria", "Do Início até a Diversificação", "Primórdios" e "Modernização".

A coleção, de 20 volumes, traz um conjunto de cerca de 900 imagens, oriundas dos principais acervos do país, como o do Instituto Moreira Salles (apoiador da coleção), o do Arquivo Público do Estado de São Paulo e o da Fundação Pierre Verger.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.