Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Miami se transforma em Hollywood das novelas latinas

Oportunidades de marketing nos EUA, incentivos fiscais e crescente público hispano-americano são atrativos para produtores

AMY CHOZICK
DO “NEW YORK TIMES”, EM MIAMI

Enquanto Hollywood perde sets de cinema para locais mais baratos no exterior -e fazer telenovelas como "All My Children" e "One Life to Live" em Nova York virou coisa do passado-, Miami desfruta um boom na produção de telenovelas, gênero popular entre o público latino.

Neste momento, cinco folhetins estão sendo rodados na cidade. No ano passado, produtores gastaram um total de US$ 40 milhões (R$ 72,5 mi) na área, contra US$ 11,5 milhões (R$ 20,8 mi) em 2009, segundo o Escritório de Cinema e Entretenimento do Condado de Miami-Dade.

Telenovelas são realizadas no México há anos. Mas as duas maiores redes de TV em língua espanhola dos EUA, Univisión e Telemundo, vêm aumentando a produção desse gênero na Flórida.

Os produtores são atraídos pelas oportunidades de marketing no país, por incentivos fiscais e pelo crescente público hispano-americano.

As histórias importadas do México podem ter grande audiência nas emissoras americanas, mas, cada vez mais, os hispânicos que vivem nos EUA querem assistir a tramas que tenham ligação com suas vidas no país, dizem executivos das emissoras.

SEGURANÇA NA FLÓRIDA

Atores, produtores e roteiristas da América Latina invadiram Miami, convertendo-a na Hollywood das novelas.

No Design District, bairro de restaurantes e lojas de luxo de Miami, vários paparazzi de publicações em língua espanhola caminham à cata de estrelas como Blanca Soto, que interpreta Camila em "El Talismán", da Univisión.

Para muitos atores, a mudança é bem-vinda por outro motivo: a criminalidade crescente no México. Roberto Stopello, vice-presidente de desenvolvimento de novelas da Telemundo, comenta: "Atores já me disseram 'não quero que meus filhos sejam sequestrados em meu país'".

O deslocamento da produção para Miami é resultado, em parte, de incentivos generosos oferecidos pela Flórida, mas a crise imobiliária no Estado virou uma vantagem adicional para produtores em busca de sets de baixo custo.

Embora fazer televisão em Miami ainda custe mais do que no México, a Univisión e a Telemundo dizem que ambientar novelas na cidade dá às redes a oportunidade de integrar produtos locais ao enredo desde o início de cada atração. Com isso, podem cobrar mais dos anunciantes.

As novelas feitas nos EUA trazem mensagens sociais sobre temas que costumam afetar os hispânicos, como o diabetes, a importância da universidade e os abismos entre os assimilados à cultura local e os tradicionalistas.

Tradução de CLARA ALLAIN

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.