Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Grupo mineiro dança seus 40 anos em SP

Dirigida por Sônia Mota, montagem nasce de propostas de bailarinos e mescla estilos

KATIA CALSAVARA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Pela primeira vez em São Paulo, após estrear em Belo Horizonte, o espetáculo da companhia Palácio das Artes "Tudo que se Torna Um" é apresentado hoje e amanhã no Sesc Vila Mariana.

Sob direção geral da bailarina Sônia Mota, 63 (à frente do grupo desde 2010), estão 23 intérpretes, com idades entre 20 e 57 anos. "Adoro toda essa diferença física, de idade e estilo do elenco", diz ela.

A diretora ressalta o potencial criativo do grupo e recusa o título de coreógrafa da montagem.

"Sugeri a temática da celebração, que vem acompanhada do luto, do despir-se do passado, e ajudei a dirigir o material que eles traziam. Espero que consigamos seguir nesse caminho", afirma.

Mota se refere ao fato de muitas companhias do país trabalharem com coreógrafos convidados e pouco explorarem o potencial criativo de seus intérpretes.

Para celebrar as quatro décadas do grupo, a diretora fez questão de chamar um time de artistas de ponta para criar figurinos (Fábio Namatame), cenário (Felippe Crescenti), trilha sonora (Daniel Maia) e iluminação (Pedro Pederneiras, um dos fundadores do Grupo Corpo).

"Tudo que se Torna Um" começa com uma grande festa ao som de Beatles. O figurino de Namatame ajuda a criar um clima pomposo, que vai se desconstruindo no decorrer do espetáculo.

A luz precisa e o cenário formado por telas transparentes funcionam quase como uma "arquitetura cênica" montada ao vivo.

Mota afirma ter buscado criar uma montagem sintética, mas com mistura de estilos -contemporâneo, clássico, experimental, entre outros-, refletindo as inúmeras fases pelas quais a companhia já passou.

TUDO QUE SE TORNA UM

QUANDO hoje e amanhã, às 21h
ONDE Sesc Vila Mariana (r. Pelotas, 141, tel. 0/xx/11/5080-3000)
QUANTO De R$ 6 a R$ 24
CLASSIFICAÇÃO 14 anos

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.