Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Júlio Medaglia é o novo diretor artístico do teatro São Pedro

Membro do conselho da casa, maestro assume após renúncia de Roberto Duarte

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O maestro Júlio Medaglia, 73, vai assumir a direção artística do teatro São Pedro, que estava vaga desde o último dia 12, após a renúncia do maestro Roberto Duarte, que entregou o cargo por divergências com o conselho artístico da casa.

Medaglia era membro do conselho, que foi criado neste ano para auxiliar a gestão do teatro. Foi recebido anteontem pelo secretário de Estado da Cultura, Andrea Matarazzo, que sugeriu seu nome para o cargo.

De acordo com nota oficial da secretaria, "o maestro deverá trabalhar em conjunto com o diretor-geral do teatro, Paulo Ésper, e com o regente titular da orquestra do Theatro São Pedro, Emiliano Patarra, com a assistência do conselho artístico".

Regente da Filarmônica Vera Cruz, sediada em São Bernardo do Campo, ex-diretor do Theatro Municipal de São Paulo, e com uma longa trajetória ligada não apenas à música erudita mas também à popular, Medaglia afirma que sua tarefa imediata é definir os três títulos de ópera que a casa deve montar até o final do ano.

Já haviam sido divulgados "O Elixir do Amor", de Donizetti, e "As Bodas de Fígaro", de Mozart. "O 'Elixir' é uma boa ideia, mas as 'Bodas' são mais complicadas", diz Medaglia.

"O São Pedro precisa ter títulos condizentes com o seu tamanho e as suas condições físicas e orçamentárias, mas sem abrir mão da excelência musical. Não podemos tratá-lo como um 'sub-Municipal'. Trata-se de um outro teatro, com outro projeto", diz. "Nós nem temos coxia direito, então não dá para montar títulos grandiosos."

O novo projeto de Medaglia inclui o uso do São Pedro como "laboratório" para novos cantores e a inclusão de títulos "experimentais" ao lado de óperas consagradas.

O maestro também quer envolver o teatro no cotidiano da Barra Funda, levando a orquestra a igrejas e outros espaços da região.

(IFP)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.