Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Painel das Letras

RAQUEL COZER raquel.cozer@grupofolha.com.br

Cultura para nerds

Será fora dos padrões da Livraria Cultura a loja que a rede deve inaugurar nos próximos meses no Conjunto Nacional, em São Paulo, no espaço antes ocupado pela editora Record. A empresa não fala sobre o projeto, mas sabe-se que a nova unidade pegará carona no atual boom do mercado voltado a jovens e nem tão jovens fãs de quadrinhos, games, itens colecionáveis e séries "cult" como "Jornada nas Estrelas". Ou seja, irá muito além da venda de livros, com a proposta de ser um lugar para clientes passarem o tempo. A Record ocupou o espaço por dois anos, mas devolveu a loja a pedido da Cultura, após a rede de livrarias argumentar que era preciso "rentabilizar o espaço".

"O Idiota da Família" vem aí

Inédito em português, o livro de quase 3.000 páginas que Jean Paul-Sartre (1905-1980) escreveu sobre Gustave Flaubert (1821-1880) sairá no Brasil pela L&PM.
O filósofo escreveu, por mais de dez anos, três dos quatro volumes que previa para "O Idiota da Família", investigação de como o menino que aos sete anos não sabia ler virou o autor de "Madame Bovary". Sartre ficou obcecado pelo escritor por ele representar "o exato contrário" de sua concepção de literatura.
O primeiro volume deve sair em 2013, com tradução de Júlia da Rosa Simões.

KAPUTT

O quadrinista Eloar Guazzelli adapta a obra em que o italiano Curzio Malaparte (1898-1957) mostra os horrores da Segunda Guerra pelo olhar dos vencidos. Sai no segundo semestre pela WMF Martins Fontes

Os hábitos do leitor brasileiro

A terceira pesquisa "Retratos da Leitura no Brasil", que será divulgada na quarta-feira (28), aborda pela primeira vez os locais em que os leitores mais adquirem livros.
As livrarias ficam no topo do ranking, seguidas de bancas e sebos -embora o "e-commerce" preocupe livreiros, as compras pela rede aparecem timidamente.
Diferentemente do que apontavam os dados de 2007, quando compra e empréstimos empatavam, com 45%, como principais formas de acesso ao livro, desta vez a compra lidera.
Não significa que o brasileiro esteja lendo mais -o número de livros lidos ao ano cai na comparação com 2007.
A pesquisa, do Instituto Pró-Livro, foi feita pelo Ibope Inteligência com 5.012 pessoas de 315 municípios, com margem de erro de 1,4%.

Espuma... A anunciada adaptação cinematográfica de Michel Gondry para "A Espuma dos Dias", de Boris Vian (1920-1959), prevista para 2013 com Audrey
Tautou e Romain Duris no elenco, animou editoras brasileiras a correrem atrás do livro de 1947, que aqui está fora de catálogo há décadas.

...dos Dias Quem garantiu os direitos foi a Cosac Naify, que ainda não definiu data de publicação.

Para crianças... Outro autor da Cosac, o mineiro Bartolomeu Campos de Queirós, morto em janeiro aos 66 anos, será o homenageado da Bienal do Livro de Minas Gerais, de 18 a 27 de maio, em Belo Horizonte. O evento terá uma "biblioteca mirim" com o nome do escritor, composta de suas obras infantis.

...E adultos A obra adulta de Campos de Queirós será tema de debate -em vida, ele só publicou um romance, "Vermelho Amargo". Outro livro, "Elefante", permanece inédito, sem previsão de lançamento.

Palestina... "A Questão Palestina", de 1979, do pensador Edward Said (1935-2003), terá sua primeira edição no Brasil em cerca de dois meses, pela Editora Unesp, com prefácio de Salem H. Nasser, professor da FGV.

...e outras questões Outras duas obras de Said, "Beginnings: Intentions and
Method" (1974) e "The Pen and the Sword" (1994), este de conversas com o ativista palestino, devem sair pela editora no início de 2013, seguidas de "The World, the Text and the Critic" (1983).

LEIA MAIS EM http://www.folha.com/abibliotecaderaquel

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.