Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Crítica Ópera

Theatro Municipal apresenta 'La Traviata' contemporânea

SIDNEY MOLINA
CRÍTICO DA FOLHA

No momento mais forte do segundo ato da ópera "La Traviata", de Verdi (1813-1901), Violetta está diante do amado sabendo que terá de renunciar a ele: "Amami Alfredo" é um gesto de despedida.

Ao citar o mesmo tema no prelúdio orquestral inicial -mais de uma hora antes-, Verdi interrompe subitamente a resolução da melodia, lançando mão de um procedimento que é denominado, não por acaso, "cadência interrompida".

É como se a ópera começasse acabada, já que uma dialética rigorosa arrancará a transviada ("traviata") cortesã de seu idílio para cumprir uma sina de dor e morte.

Quando estreou, em 1853, "La Traviata" era contemporânea em tudo, o que justifica a busca de elos com o presente na montagem do diretor Daniele Abbado, em cartaz no Theatro Municipal.

Sua ideia não é ambientar a obra no século 21, mas envolver a história -baseada em "A Dama das Camélias", de Dumas Filho- em formas usuais do teatro de hoje.

Irina Dubrovskaya é uma Violetta de voz jovem e bonita, que segue as transformações da personagem com originalidade, sem medo de comparações.

Roberto de Biasio canta a parte de Alfredo com facilidade e clareza, o que alia a notável senso camerístico e desenvoltura teatral. E Paolo Coni vive Giorgio Germont com musicalidade e sutileza.

Abel Rocha (regente titular da Sinfônica Municipal) sabe dar o espaço devido a cada cantor sem descuidar do fluxo narrativo. Arrisca o tempo na medida.

Na récita de estreia, poucos reparos: aqui e ali faltou reflexo da orquestra, atenção da protagonista, cuidado com o timbre das cordas.

Sobressaem os méritos. Em dois acordes do "Prelúdio", Verdi foi capaz de resumir a triste história da "Traviata". A produção do Municipal faz jus a essa economia.

LA TRAVIATA

QUANDO Hoje, amanhã e dias 30/3 e 1°, 3, 5, e 7/4, às 20h
ONDE Theatro Municipal (pça. Ramos de Azevedo, s/n° tel. 0/xx/11/3397-0327)
QUANTO de R$ 40 a R$ 100
CLASSIFICAÇÃO 10 anos
AVALIAÇÃO ótimo

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.