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Crítica Cinema "Xingu" tem o sentido épico de quem procura entender o país INÁCIO ARAUJOCRÍTICO DA FOLHA De todos os partidos por que poderia optar, talvez o de "Xingu" seja o mais feliz: traçar a trajetória de três irmãos, os Villas Bôas. Temos aí três linhas promissoras: a ideia de aventura, um grupo de irmãos que não se satisfaze com a vida urbana, todos os perigos (físicos e intelectuais) do contato com outras culturas. Ao mesmo tempo, Cao Hamburger invade um território que nos é pouco familiar: o da épica. Dominamos a épica negativa. Mas a aventura dos Villas Bôas não se encaixa nessa definição. Aqui, trata-se de deixar para trás não só a sua cultura como os preconceitos que a acompanham. Entrar em contato com as tribos, mas também minimizar o contato, evitar a aculturação das tribos até o ponto possível. A trajetória dos Villas Bôas será ambígua. Por vezes farão o papel do "branco bom" que serve à penetração do "branco mau". Noutros momentos, chegarão a vitórias importantes, como a criação do Parque do Xingu. Dito isso, existe o filme propriamente dito. O partido épico remete ao faroeste, claro. O Xingu é o nosso Velho Oeste. E as armadilhas para um filme quase inaugural eram muitas. A primeira delas, claro, a macumba pra turista: o filme entupido de exotismos. Foi evitado: não se vê uma cobra no filme inteiro. A segunda, o "boy meets girl" que o filme de massa brasileiro parece achar, até hoje, que era a finalidade dos Lumière quando inventaram o cinema. Também foi evitada. "Xingu" tem o sentido épico de um filme que procura entrar e compreender a entranha do Brasil. Ao se fixar nos irmãos, "Xingu" fixa, também, a atitude de homens que buscaram aliar ideias à ação. É o que, para além das ambiguidades, os torna tão especiais, num filme também especial. XINGU DIREÇÃO Cao Hamburguer ONDE Espaço Itaú e circuito CLASSIFICAÇÃO 12 anos AVALIAÇÃO ótimo Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros |
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