Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Espetáculos de mostra em Curitiba testam limites da cena

Peças que foram escaladas para o Fringe, seção paralela do Festival de Curitiba, levam experimentação até para a bilheteria do teatro

GABRIELA MELLÃO
ENVIADA ESPECIAL A CURITIBA

Há sempre algumas pérolas no mar de peças apresentadas no Fringe, mostra concomitante à seção principal do Festival de Curitiba. Entre as novas criações teatrais que se destacaram na edição de 2012 estão "Para o Vampiro - Variações nº 2", do grupo curitibano Marcos Damaceno Cia. de Teatro, e "A Mudança", dos mineiros que compõem a Cia. do Chá.

Ambos os espetáculos evidenciam um mundo em transformação. No primeiro, o universo que se revela em modificação é o teatral. "Apresento um esboço de uma peça, fruto de um homem em mutação", diz o diretor Marcos Damaceno.

"Para o Vampiro...", coassinada por Marcelo Bourscheid, reflete sobre o teatro atual ao retratar um escritor em crise criativa. A dramaturgia rompe com os preceitos do teatro tradicional. As novas possibilidades teatrais são evocadas também fora da cena. Na bilheteria, o espectador é pago pelo ingresso.

Já "A Mudança", obra inspirada em "A Metamorfose", de Kafka, enfoca a transformação humana.

A Cia. do Chá está escalada para o segmento "Teatro Para Ver de Perto", subdivisão do Fringe idealizada pelos mineiros do Galpão Cine Horto. O espetáculo de Sara Pinheiro encenado por Francis Severino põe em xeque a questão da normalidade e reflete sobre as relações familiares da contemporaneidade de maneira singular.

A obra, econômica na dramaturgia, comunica-se sobretudo imageticamente. Os integrantes do clã são seres bizarros, com exceção do filho, cuja aparência humana é repudiada pelos demais.

Para o Vampiro - Variações nº2

ONDE Casa do Damaceno (r. 13 de Maio, 991, Curitiba, tel. 0/xx/41/3223-3809)

QUANDO hoje, às 23h, e dias 6 e 7, às 19h

QUANTO veja o espetáculo e receba R$ 4 ou R$2 (meia-entrada)

CLASSIFICAÇÃO 16 anos

A repórter viajou a convite do festival

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.