Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Crítica Drama

"As Neves do Kilimanjaro" oferece uma mescla delicada de cômico e dramático

RICARDO CALIL
CRÍTICO DA FOLHA

Dos grandes cineastas franceses em atividade, Robert Guédiguian talvez seja o mais subestimado -algo que deve ter a ver menos com a modéstia de suas produções e mais com sua relutância em reivindicar e propagandear o título de autor.

Diretor de "Marie Jo e Seus Dois Amores" (2002), Guédiguian costuma filmar com pequenas equipes na sua Marselha natal e trabalha há 30 anos com o mesmo elenco de protagonistas: sua mulher Ariane Ascaride, Jean-Pierre Darroussin e Gerard Meylan.

"As Neves do Kilimanjaro" -inspirado livremente no poema "Os Pobres", de Victor Hugo, e não no famoso conto homônimo de Ernest Hemingway- é uma obra de maturidade que sedimenta seu estilo de crônica cinematográfica, misturando delicadamente o social e o humano, o cômico e o dramático.

No começo do filme, o líder sindical Michel (Darroussin) é demitido do emprego ao sortear o próprio nome em uma lista de cortes e, aos poucos, se contenta com uma vida de aposentadoria precoce, ao lado da amorosa mulher Marie-Claire (Ascaride).

Tudo vai bem até que eles sofrem um violento assalto e perdem o dinheiro que ganharam para uma viagem de férias. Por uma coincidência, Michel logo descobre que um dos assaltantes é um jovem ex-colega de trabalho, demitido na mesma leva que ele, passando por necessidades.

A partir daí, o drama de Michel, um clássico homem de esquerda, será entender como ele passou de operário que luta por melhorias trabalhistas a pequeno burguês que vira alvo de um companheiro desesperado.

Em um mundo (e um cinema) cada vez mais cínico, as respostas oferecidas por Guédiguian podem soar ingênuas, de um humanismo que às vezes beira o sentimental.

Mas elas são sempre revestidas de um comovente tom de sinceridade, graças à cumplicidade criada ao longo de três décadas entre o cineasta e seus excepcionais atores.

AS NEVES DO KILIMANJARO

DIREÇÃO Robert Guédiguian

PRODUÇÃO França, 2011

ONDE Cine Livraria Cultura e Reserva Cultural

CLASSIFICAÇÃO 18 anos

AVALIAÇÃO bom

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.