Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Osesp inaugura função de artista em residência

Violoncelista Antonio Meneses estreia o cargo com concertos nesta semana

Repertório apresentado pelo pernambucano ao longo do ano terá de clássicos a obra inédita de Marco Padilha

SIDNEY MOLINA
CRÍTICO DA FOLHA

Com quatro concertos e dois programas diferentes, o violoncelista Antonio Meneses, 54, assumiu nesta semana a função de artista em residência da Osesp.

Anteontem fez um recital com o pianista José Feghali, e hoje, amanhã e sábado toca o "Concerto para Violoncelo" de Antonín Dvorák (1841-1904) sob a regência da titular Marin Alsop.

É a primeira vez que a orquestra prevê esse tipo de contato com um solista. Meneses terá aqui função análoga à dos violinistas Frank Peter Zimmermann (com a Filarmônica de Nova York) e Anne-Sophie Mutter (com a Sinfônica de Londres).

No concerto de Dvorák -obra central do repertório de seu instrumento-, ele ainda procura por matizes: "Nenhuma obra está jamais resolvida, é um processo de atualização e estudo constante", disse à Folha por telefone, na última terça-feira.

"A grande dificuldade desse concerto é a relação entre solista e orquestra. Não é fácil projetar o som, e nem todos os maestros oferecem um tempo adequado para ensaiar", acrescentou antes do primeiro encontro com Alsop, com quem nunca trabalhara.

Ao longo do ano, serão dois programas distintos com a orquestra, dois de câmara e uma "masterclass". "A única coisa que posso é fazer jus a esse gesto da orquestra."

Um destaque será a estreia mundial, em novembro, do concerto para violoncelo encomendado a Marco Padilha.

"Já estou com a partitura em mãos e acho que vai soar muito bem. Suas obras têm sempre algo a dizer, e isso é o mais importante para uma música", disse Meneses.

Além de Dvorák, a orquestra apresentará a "Sinfonia n° 3 - Kaddish" de Leonard Bernstein (1918-90), dedicada à memória de John Kennedy. Até setembro o público terá conhecido as três sinfonias do norte-americano.

Durante a turnê europeia da Osesp em 2010, Meneses tocou a "Sarabande" da

"Suíte n° 1" de Bach como bis para a exigente plateia de Viena e Salzburg. Ele afirma que é possível esperar algo similar no concerto de hoje. "É o que tenho em mente."

CONCERTO PARA VIOLONCELO
QUANDO hoje e sex. (13), às 21h; sáb. (14), às 16h30
ONDE Sala São Paulo (pça. Júlio Prestes, 16, Campos Elíseos, São Paulo; tel. 0/xx/11/3223-3966)
QUANTO de R$ 44 a R$ 149
CLASSIFICAÇÃO livre

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.