Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Natal é vitrine da mesquinhez humana em "Pessoas Absurdas"

Texto de Alan Ayckbourn mira egoísmo e desejos de ascensão

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

"Pessoas Absurdas", novo espetáculo de Alan Ayckbourn que está em cartaz na cidade, se desenrola em três noites de Natal consecutivas.

Se as festas natalinas costumam fazer emergir o que as pessoas têm de melhor, este inglês, um dos autores vivos mais encenados do mundo, usa a festa para retratar o que elas têm de abjeto.

A comédia apresenta três casais cujas relações são baseadas em interesses individuais. Os personagens se revelam ainda mais patéticos em um contexto comemorativo, desnudados em meio a sorrisos amarelos e diversos brindes de "Feliz Natal".

O primeiro Natal transcorre na cozinha do casal mais simples, Jane e Sidney. Querendo melhorar de vida, eles convidam quatro amigos abastados para tomar parte da confraternização.

O segundo se passa na cozinha de Eva e Geofrey, dupla em crise conjugal. Completamente absortos em seus desejos de ascensões individuais, os convidados não percebem as sucessivas tentativas de suicídio de Eva.

O último Natal evidencia uma mudança social. A dupla menos abastada conseguiu ascender socialmente, e as outras duas passam por problemas financeiros.

"A mesquinhez do casal rico, do primeiro Natal, agora é encontrada no casal que enriqueceu", explica o diretor, Otávio Martins.

Ayckbourn faz um raio-x ácido da burguesia, extraindo humor de cenas constrangedoras. "O espectador acompanha até que ponto uma pessoa se expõe ao ridículo para se dar bem", sintetiza o diretor.

Para a empreitada, ele reuniu um elenco afiado, composto por Ester Laccava (que há alguns anos emplacou um sucesso de público e crítica com outra comédia britânica, "A Festa de Abigaiu"), Fabiana Gugli e Marcel Airoldi, entre outros.

PESSOAS ABSURDAS
QUANDO sáb., às 21h30, dom., às 19h; até 27/5
ONDE teatro Jaraguá (r. Martins Fontes, 71, tel. 0/xx/11/3255-4380)
QUANTO R$ 50
CLASSIFICAÇÃO 12 anos

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.