Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Novela mira relação patroa-empregada

"Cheias de Charme", que estreia amanhã na faixa das 19h da Globo, retrata anseios e perrengues de trio de domésticas

Primeiro projeto de dupla de autores na emissora carioca tem até rainha do eletroforró na galeria de vilões

EVA JOORY
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Três palavras definem de que maneira "Cheias de Charme", a nova novela das 19h da Globo, com estreia marcada para amanhã, pretende conquistar o público: emoção, humor e música.

A trama conta com três mocinhas, as domésticas Maria da Penha (Taís Araújo), Maria do Rosário (Leandra Leal) e Maria Aparecida (Isabelle Drummond), que se unem para tentar mudar de vida.

A receita da trama não dispensa vilões -papéis a cargo de Cláudia Abreu, Aracy Balabanian, Alexandra Richter e Bruno Mazzeo.

A história nasceu da vontade dos autores, os estreantes Filipe Miguez, 44, e Izabel de Oliveira, 43, de falar sobre um conflito feminino.

"Vimos nas possíveis relações entre duas mulheres, patroa e empregada, duo tão característico da cultura brasileira, e, curiosamente, pouco explorado pela teledramaturgia, um filão de histórias boas", conta Miguez.

A produção é mais um passo da Globo em direção à chamada classe C, apesar de Miguez frisar que uma telenovela deve dialogar com todas as classes.

"Não vamos falar apenas de domésticas, mas da cultura da periferia e dos ritmos populares", adianta Oliveira.

"Os personagens são muito próximos da realidade, parece que você já os conhece, que os vê na rua", resume Taís Araújo.

Pouco acostumada a atuar em comédias, ela diz que está aprendendo com Maria da Penha. "Não acho que ela seja uma personagem cômica, mas cim alguém que leva a vida com muito humor e leveza", diz.

Já Cláudia Abreu, a quem cabe encarnar uma rainha do eletroforró, descreve sua personagem como uma figura alegre e exuberante. "Interpretá-la me faz muito bem", diz.

Ricardo Linhares, que supervisionou a dupla de autores, não interferiu na condução da história. "O supervisor não impõe estilo nem soluções. Cabe a ele ouvir e aconselhar", explica. Linhares conta que se surpreendeu com a forma com que o argumento inicial foi desenvolvido. "Os autores conseguiram encontrar soluções criativas e originais para os conflitos. Vêm depurando um estilo próprio."

Taís Araújo faz coro: "Eles brincam sem medo com o cotidiano e com o que é popular", comenta.

A diretora Denise Saraceni acredita na importância de conviver com novos escritores: "É o que ajuda o diretor a encontrar maneiras diferentes de contar histórias arquetípicas da teledramaturgia".

NA TV
Cheias de Charme
Estreia da novela
QUANDO amanhã, por volta das 19h15, na Globo
CLASSIFICAÇÃO livre

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.