Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Rock 'clássico' dos anos 70 é referência de produtor

DO ENVIADO A SEATTLE

Jack Endino, mais de 50 anos e mais de 400 discos produzidos, trabalha em Seattle em um estúdio que não é dele, mas fica bem atrás de sua casa. Ao lado dela, posta-se uma caminhonete coberta de ferrugem, que ele diz ainda ser útil.

Desde 1989, Endino é procurado por grupos que querem soar como o Nirvana e seu primeiro disco, "Bleach", que foi produzido por ele. Em entrevista à Folha, ele explica como faz para escolher seus trabalhos.

(TM)

-

Folha - Como você seleciona as produções musicais que decide fazer?

Jack Endino - Eu não preciso conhecer quem me procura. Quero ouvir a música, peço que me passem arquivos ou endereços na internet para que possa ouvir, só isso. Se eu não gostar da música, eu não trabalho com a banda. Simples assim.

Uma produção leva semanas. Mexer tanto com uma coisa sem gostar dela é o caminho pra o suicídio.

Mas um monte de dinheiro não pode acabar sendo motivação para trabalhar numa música da qual você não goste tanto?

Não, nunca. Eu recusei músicas horríveis de gente com dinheiro que queria uma espécie de carimbo de aprovação da cena de Seattle. Desculpe, estou muito ocupado, era isso que eu dizia. E era verdade.

Você já se sentiu tentado a mudar a sonoridade de uma banda?

Nunca. Se pensar nisso, é porque não devo trabalhar com ela.

Nando Reis me falou sobre a preferência dele pelo rock feito no início dos anos 70. Como você...

Concordo totalmente! [Endino responde em português] Eu era adolescente, comprei meus primeiros discos no início da década de 1970, o rock clássico.

E você e Nando buscaram esse som?

Tudo que eu faço é procurando soar como um disco produzido nos anos 1970! [risos] É o som de que eu gosto, e, como produtor e engenheiro de som, procurei estudar esses discos. É como formei meu conhecimento sobre produção.

Eu conheço a história da produção de discos. Sei como eles foram feitos em cada década. Se alguém me procura para fazer um disco como rock dançante dos anos 1980, na minha cabeça imediatamente seleciono "Let's Dance", de David Bowie, como uma referência.

Você ainda tem curiosidade para ir aos clubes conferir uma banda novata da qual todos estão falando?

Olha, quando todos estão falando de uma banda, é quase sempre uma garantia de que não vou gostar dela.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.