Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Coleção traz romance de formação de Vargas Llosa

Clássico da literatura latina revela narrativa plural do autor peruano

Composta por 25 livros, seleção reúne alguns dos mais importantes escritores de língua portuguesa e espanhola

DE SÃO PAULO

Na Lima dos anos 1950, um jovem sonha em se tornar escritor enquanto se apaixona pela cunhada de seu tio, que tem o dobro de sua idade.

As formações sentimental e intelectual do escritor peruano Mario Vargas Llosa se entrelaçam em "Tia Júlia e o Escrevinhador", romance autobiográfico de 1977 e terceiro volume da coleção Folha Literatura Ibero-Americana, que chega às bancas no próximo domingo (22).

Em paralelo à aventura amorosa, o protagonista revê sua percepção da literatura ao conhecer Pedro Camacho, um autor de radionovelas famoso por suas histórias mirabolantes. É dessa narrativa despida de preconceitos que se mostra o multiculturalismo que marcaria o escritor.

A escrevinhação de Camacho, tão excêntrico quanto seus personagens, leva o jovem contista ao território kitsch da narrativa latina. Já o relacionamento amoroso com sua tia Júlia -não apenas mais velha mas também divorciada- abre alas para o fino erotismo de Vargas Llosa.

Escritos em forma de diário, cheios de detalhes e pensamentos por meio dos quais o leitor se torna confidente dos segredos do protagonista, os capítulos se misturam às novelas de Camacho.

Retratos da sociedade local, cada história surpreende a seu modo, como a do homem que teve a irmã devorada por ratos ou a do jovem que tem um caso com a irmã. A prosa de Vargas Llosa serve de vitrine a aspectos culturais e econômicos que se inscreveram no imaginário ibero-americano.

Composta por 25 volumes, a Coleção Folha reúne alguns dos maiores representantes da literatura em língua portuguesa e espanhola, que contribuíram de forma definitiva para a transcrição dos sentimentos que definiram a narrativa na Ibero-América.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.