Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Comemorações incluem versão em HQ

Trabalho gráfico de João Ricardo Bizzaro e MJ Macedo, em fase de finalização, retrata fielmente 'Cidade de Deus'

História do filme será dividida em três volumes, que devem chegar às lojas a partir de agosto deste ano

Reprodução
Página de "Cidade de deus - a HQ", publicação que reproduz cenas do filme e que deve sair em agosto, em três volumes
Página de "Cidade de deus - a HQ", publicação que reproduz cenas do filme e que deve sair em agosto, em três volumes

RODRIGO SALEM
DE SÃO PAULO

As comemorações dos dez anos de "Cidade de Deus" não ficarão restritas aos cinemas. Uma adaptação para quadrinhos do longa de Fernando Meirelles está em fase final de produção e deve ser lançada em agosto.

A história será dividida em três volumes de 70 páginas, com arte de João Ricardo

Bizzaro e MJ Macedo, reproduzindo de forma fiel as cenas da produção.

"O filme está tendo uma vida longa na memória de muita gente, então achei interessante ter os enquadramentos e os diálogos impressos, mas dentro de outra perspectiva", explica Meirelles.

O projeto "Cidade de Deus - A HQ" rondava os corredores da produtora O2 desde 2009, mas nenhuma proposta agradava ao cineasta.

"Foram dois anos experimentando e testando artistas. Como não era um trabalho oficial, fazíamos nas horas vagas", conta o responsável pela produção da revista, Ricardo Laganaro, coordenador do departamento de 3D e diretor de cena da O2.

No início de 2011, Bizzaro apresentou sua ideia de arte realista para a adaptação ao diretor. Meirelles finalmente conseguiu visualizar o gibi e deu sinal verde para a equipe tocar o projeto.

"Pegamos o filme e o extraímos quadro a quadro em forma de páginas", explica Laganaro. "Fernando, então, dizia os diálogos mais importantes que virariam balões."

O segundo passo foi transformar as cenas em desenhos que funcionassem como uma HQ independente. "Apesar de o longa servir de base, fizemos tudo de forma artesanal", conta o produtor.

O processo levou mais de um ano, e as páginas já estão prontas desde março passado. Mas, devido ao realismo da arte, os atores de "Cidade de Deus" precisam autorizar o uso de suas imagens.

"Estamos um pouco atrasados, pois não consegui a autorização de todos",diz Meirelles, contando que, agora, aqueles que não deram sua autorização ou que não puderam ser contatados estão sendo redesenhados.

A O2 está negociando a publicação com algumas editoras. A intenção é lançar os três volumes em meses consecutivos e depois reuni-los em uma edição de luxo.

DIFERENÇAS

Bizzaro é o responsável pela arte do primeiro capítulo, sobre a infância dos amigos Dadinho e Bené, enquanto MJ Macedo cuida das duas partes restantes, centradas na ascensão de Zé Pequeno.

"No filme, essas etapas foram concebidas de formas bem diferentes. Tentamos transpor essas diferenças para a HQ", diz Laganaro.

"Gosto de quadrinhos mais experimentais, com narrativas inventivas", comenta o cineasta, sobre a ideia de ter visuais únicos para cada arco narrativo da HQ.

O fã, porém, não deve esperar muita novidade. "Havia a proposta de ilustrar trechos não filmados do roteiro, mas o número de páginas ficaria muito grande", conta Laganaro. "Mas haverá alguns quadros diferentes do original e alguns elementos que surpreenderão."

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.