Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Crítica dança

Articulado, espetáculo inspirado em Bach agrada

Montagem é dividida em duas, com participação de seis coreógrafos

FLÁVIA COUTO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O diálogo entre a dança e as suítes de Johann Sebastian Bach (1685-1750) é a premissa de "Logos-Diálogos", espetáculo dirigido por Dimos Goudaroulis -violoncelista grego que vive no Brasil desde 1996.

O músico partiu das seis suítes para violoncelo de Bach, convidando seis coreógrafos para compor uma obra para cada peça. As três obras iniciais são de autoria de Jorge Garcia, Luis Arrieta e Henrique Rodovalho.

Por serem músicas do estilo barroco, os bailarinos atribuem às composições imagens simbólicas ligadas à religiosidade.

No espetáculo, essas imagens influenciam as composições coreográficas, os figurinos e toda a cenografia de Fábio Namatame -além da iluminação, assinada por Joyce Drummond.

A coreografia de Jorge Garcia é executada por sua própria companhia de dança contemporânea, a J.Gar.Cia.

As sequências de movimentos, fluídas e com ritmo intenso, dialogam com o ambiente da "Suíte n° 1", que representa a luz.

Já Luis Arrieta faz duo com a bailarina Ana Botafogo. De tonalidade dramática, a dupla ora ocupa a luz, ora fica à sombra, combinando com a representação da "Suíte n° 2", a do sofrimento.

Inspirados na "Suíte n° 3", Henrique Rodovalho e a sua Quasar Cia. de Dança representam a elevação espiritual. O grupo, com nove bailarinos vestidos de branco, foca na movimentação articulada.

O encontro entre música e dança, no entanto, não se detém aos passos marcados pelo ritmo musical. No espetáculo, as notas musicais são sempre digeridas e relançadas em novas possibilidades de sentido por meio das linguagens coreográficas.

A linha condutora de "Logos-Diálogos" é Goudaroulis tocando ao vivo. Mas o músico sofreu uma queda inesperada no ensaio antes da estreia, dia 1°/5, na qual fraturou o pulso. A solução encontrada para suprir sua ausência é poética: o violoncelo, só, fica presente no palco durante todo o espetáculo.

As três últimas suítes de "Logos-Diálogos", assinadas por Tíndaro Silvano, Ismael Ivo e Deborah Colker, serão apresentadas hoje e amanhã.

LOGOS-DIÁLOGOS
QUANDO hoje e amanhã
ONDE teatro Alfa (r. Bento Branco de Andrade Filho, 722; tel. 0/xx/11/5693-4000; às 21h)
QUANTO R$ 60 e R$ 90
CLASSIFICAÇÃO 12 anos
AVALIAÇÃO bom

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.