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Seminário sobre moda reúne grifes de sucesso no Brasil

Evento, que acontece em SP nos dias 16 e 17, terá palestras de estilistas e diretores de marcas como Cavalera e Dior

No hotel Renaissance, participantes falarão sobre o histórico das empresas e suas atuais estratégias de expansão

ANNA VIRGINIA BALLOUSSIER
DE SÃO PAULO

Diretor da Cavalera, Alberto Hiar já errou muito -e continua errando- para consolidar sua marca, criada em 1995 com Iggor Cavalera, ex-baterista do Sepultura.

Ele lembra do famoso desfile de 2008 feito às margens do rio Tietê, em São Paulo.

As roupas vinham com muitas estampas em xadrez, "algo que acabamos lançando muito antes do mercado". Saldo: "Não vendemos nenhuma peça!".

Episódios assim, defende Hiar, são necessários. "Só aprendo com os erros."

Ele é um dos nove convidados da terceira edição do seminário "Construindo Marcas de Sucesso na Moda", que acontece nos dias 16 e 17 de maio, em São Paulo, no hotel Renaissance.

Organizado pela Folha, o evento será uma oportunidade para conhecer a trajetória e as estratégias de posicionamento no mercado de algumas das grifes mais reconhecidas do Brasil.

Hiar vai compartilhar com o público o mote que, desde o "marco zero" da Cavalera, não lhe saía da cabeça: conheça seu público-alvo.

"A marca não vai ficar circulando por vários segmentos. E precisa ter uma alma, uma espécie de DNA."

Eis os outros palestrantes que dividirão experiências com o público: os estilistas Lino Villaventura, Cris Barros e Ricardo Almeida, a diretora da Dior Brasil, Rosangela Lyra, o diretor da Mandi, Tico Sahyoun, a diretora de produto da Maria Filó, Roberta Ribeiro, a "trade marketing" da Hope, Marjorie Romano Kerner, e o presidente da Gant Brasil, Luis Mendes.

Cada palestrante abordará desde o histórico de sua marca até os atuais mecanismos de marketing.

O português Mendes, por exemplo, falará sobre os desafios e estratégias para introduzir uma grife estrangeira em um novo país.

À frente da norte-americana Gant, com lojas em São Paulo e Curitiba, ele afirma ter aprendido que "não há um consumidor brasileiro". Na verdade, são vários.

"O Brasil é muito grande e culturalmente rico. Ir de São Paulo a Fortaleza é como ir da cidade do Porto [em Portugal] até a Rússia."

O seminário custa R$ 600 (estudantes pagam meia-entrada). As inscrições podem ser feitas por telefone ou pela internet.

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