Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Crítica / MPB

Gaby Amarantos ignora fronteiras em disco de estreia

MARCUS PRETO
DE SÃO PAULO

A esta altura, já não é mais necessário apresentar Gaby Amarantos a ninguém.

Entre o momento em que concluiu seu primeiro álbum solo, "Treme", em outubro, e a chegada dele às lojas, nesta semana, a cantora paraense extrapolou as fronteiras de seu Estado e tomou o Brasil.

Lançou videoclipe de bela repercussão crítica ("Xirley"), rodou todos os programas populares de TV, inspirou personagens da trama de "Cheia de Charme", na Globo, e emplacou o tema de abertura da novela ("Ex Mai Love").

Com direção artística de Carlos Eduardo Miranda e produção musical de Luiz Félix Robatto, "Treme" usa uma banda "de verdade" (com guitarra, teclado, baixo, bateria e trio de sopros) para fazer evoluir a sonoridade eletrônica tosca do tecnobrega.

Contempla sobretudo a produção paraense de várias gerações: Alípio Martins ("Vem me Amar"), Dona Onete ("Mestiça"), Felipe Cordeiro ("Esta Tá no Ar") e a própria Gaby, sozinha ("Gemendo", "Eira", "Faz o T").

Mas há também o "indie" do eixo Rio-São Paulo ("Chuva", de Thalma de Freitas e Iara Rennó, foi escrita para a cantora) e o mainstream do país inteiro ("Coração Está em Pedaços", da dupla Zezé Di Camargo & Luciano).

Estão também lá a estridência da banda de tecnobrega Gang do Eletro ("Galera da Lage") e a doçura da voz de Fernanda Takai em "Pimenta com Sal".

As intenções de "Treme" são ousadas. Desprezam qualquer fronteira possível entre rico e pobre, entre "chique" e "brega", entre A e Z.

E era preciso uma artista com o carisma e a vocação pop de Gaby -e sem a preguiça musical de Ivete Sangalo e Claudia Leitte- para tocar um projeto de tamanha complexidade estética.

TREME
ARTISTA Gaby Amarantos
LANÇAMENTO Som Livre
QUANTO R$ 20, em média
AVALIAÇÃO ótimo

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.