Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Sesc Pompeia contrasta obras de artistas e arquitetos em mostra

Exposição antecipa relação entre os campos que será travada em evento na Casa de Vidro

Ocupando espaços projetados por Lina Bo Bardi, exposições evidenciam ligações da arte com a arquitetura

SILAS MARTÍ
DE SÃO PAULO

Na semana da SP-Arte, galeristas, artistas e curadores festejaram as vendas na feira com uma régia soirée numa casa projetada por Lina Bo Bardi, a arquiteta do Masp.

Essa mansão no Morumbi está a poucas quadras da Casa de Vidro, da mesma arquiteta, que neste ano abriga uma das maiores mostras paralelas à Bienal de São Paulo, projeto do curador suíço Hans Ulrich-Obrist e do arquiteto holandês Rem Koolhaas.

Sinal de que arte e arquitetura estão cada vez mais amalgamadas, o Sesc Pompeia, fábrica transformada em espaço cultural também por Bo Bardi, abre hoje uma série de três mostras que relacionam trabalhos de artistas a obras de arquitetos.

"É uma circunstância em que arquitetos e artistas nos deixam ver a mesma estratégia de construir o mundo", diz Marta Bogéa, uma das curadoras da série. "Tentamos ver o que move o artista e o que move o arquiteto."

Bogéa e Abílio Guerra, outro curador, então armaram três confrontos ideológicos, sendo o primeiro deles entre a obra em vídeo e fotografia de Cao Guimarães e projetos da firma Brasil Arquitetura.

Tanto Guimarães quanto Marcelo Ferraz e Francisco Fanucci, os sócios do escritório, trabalham a noção de um espaço ou personagem imiscuído na paisagem, um elemento que molda seu entorno e é também forjado por ele.

Um vídeo de Guimarães mostra personagens encontrados ao acaso em cidades do interior de Minas Gerais. "São essas pessoas que permitem enxergar também a aproximação da arquitetura com a paisagem", diz Bogéa.

Na aproximação entre Nicolás Robbio e o arquiteto Marcos Acayaba, surge a reflexão sobre a potência plástica e estrutural do desenho nos dois campos, a linha como "interpretação do espírito", na arte, e também como matriz arquitetônica.

"Um desenho executivo permite construir sempre o mesmo objeto", diz Bogéa. "Mas Robbio cria um desenho que amplia, além de detalhes técnicos, os pontos em branco, um desenho potencial."

No último encontro, a dupla Gisela Motta e Leandro Lima entra em contato com o escritório MMBB. Uma casa em Salvador, com fachadas para o mar e o casario colonial, é comparada a panoramas urbanos filmados pelos artistas, como uma colagem de Helsinque com São Paulo.

TERRITÓRIO DE CONTATO
QUANDO abre hoje, às 17h; de ter. a sáb., das 9h às 22h; dom., das 9h às 20h; até 5/8
ONDE Sesc Pompeia (r. Clélia, 93, tel. 0/xx/11/3871-7700)
QUANTO grátis

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.