Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Novatas romenas são apontadas melhores atrizes

DO ENVIADO A CANNES (FRANÇA)

Se a direção de Cristian Mungiu é inquestionável em "Beyond the Hills", boa parte da responsabilidade é da performance emocionante de duas atrizes romenas estreantes: Cosmina Stratan, 27, e Cristina Flutur, 34, eleitas as melhores atrizes do 65º Festival de Cannes.

Elas nunca haviam se encontrado até o último teste para escolher as duas amigas que são criadas em um orfanato na Romênia.

"Eu estava muito nervosa", conta Flutur, que interpreta a metade racional da dupla, Alina, que parte para morar na Alemanha.

"Eu gostei dela", brinca Stratan, bem diferente da sua personagem, Voichita, uma freira enclausurada.

Quando Alina retorna à Romênia para pedir ajuda à amiga e tentar levá-la consigo para a Alemanha, Voichita decide lhe mostrar o caminho da fé radical. "Ela comete um grande erro, porque não sabe tomar decisões, e isso leva à tragédia", diz Stratan.

"Beyond the Hills" é baseado em histórias reais de "exorcismos" na Moldávia, mas pode ser lido como parábola política e libertária.

A intensidade do papel afetou as duas atrizes de modos distintos. "Eu podia sentir a dor dela, isso me afetava na vida real", revela Flutur. "Havia momentos em que eu precisava de silêncio, mas, às vezes, queria uma piada para respirar", completa Stratan.

Elas filmaram em uma vila com um monastério erguido especialmente pela produção. A imersão foi total por duas semanas.

(RS)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.