Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Titãs lançam versão de luxo do antológico "Cabeça Dinossauro"

Pacote tem demo que originou o disco e a inédita "Vai pra Rua"

LUCAS NOBILE
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Comemorando 30 anos de carreira, os Titãs lançaram ontem, na loja do iTunes, da Apple, uma versão de luxo do antológico disco "Cabeça Dinossauro", à venda por US$ 11,99 (cerca de R$24).

O material é composto pelas 13 faixas remasterizadas e por um segundo CD com as demos que originaram o LP, lançado em 1986.

Essas primeiras versões incluem ainda a inédita "Vai pra Rua" (Arnaldo Antunes e Paulo Miklos), que ficou de fora do disco, dando lugar a "Porrada" (Arnaldo Antunes e Sérgio Britto).

"Consideramos o arranjo e a canção mais fracos. 'Porrada', pela temática e sonoridade, se encaixava melhor no repertório", diz Britto.

O álbum foi remasterizado há dois meses por Ricardo Garcia, que já havia feito a primeira masterização de "Cabeça Dinossauro", em 1986. A demo também foi restaurada em abril por Denilson Campos, que digitalizou a fita cassete, até então guardada com Charles Gavin.

Se engana quem pensa que o disco só virou um clássico por ter recebido grandes cuidados na pós-produção.

As primeiras versões, gravadas em dois dias, em São Paulo, já estavam bem elaboradas, com letras e músicas de muita qualidade. Depois, seguiram para o Rio, onde tiveram arestas aparadas e ganharam registros definitivos.

"O Liminha foi fundamental no que diz respeito a capturar o vigor e a vibração com que tocávamos naquela época", comenta Britto sobre o trabalho de Liminha, que dividiu a produção com Pena Schmidt e Vitor Farias.

"Fora isso, duas canções ('Família' e 'O Que') foram completamente reestruturadas e abriram novos caminhos que iríamos explorar nos próximos trabalhos".

Temas como "A Face do Destruidor", "Cabeça Dinossauro", "Estado Violência", "Tô Cansado" e "Dívidas" sofreram poucas alterações.

Sobre projetos futuros, os Titãs, que acabam de retornar de Portugal -onde se apresentaram no Rock in Rio Lisboa-, planejam mais relançamentos, nos moldes de "Cabeça Dinossauro".

"Em 2010, juntamos todos os nossos arquivos em vários formatos e mandamos digitalizar. Temos material inédito de várias épocas, que pretendemos lançar aos poucos", diz Branco Mello.

Entre os discos dos Titãs no iTunes, "Acústico" acabou saindo com um erro. "Pulso" foi colocada à venda na versão de estúdio. A Warner informou que vai reparar a falha e enviar a faixa correta a quem fizer a solicitação.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.