Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

De La Riva cruza sons de Brasil e Cuba em CD produzido por Pupillo

Repertório de "Idilio", 2º álbum da cantora carioca, vai do mambo ao baião estilizado

RONALDO EVANGELISTA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Composições cubanas, mexicanas, peruanas. Bolero, mambo, salsa, chá-chá-chá. Música brega, samba triste, baião estilizado.

Em seu segundo disco, "Idilio", cinco anos depois do álbum de estreia, a cantora carioca Marina de La Riva segue sua fórmula de cruzar linguagem brasileira com ritmos latino-americanos.

Com produção da cantora ao lado de Pupillo (Nação Zumbi) e do pianista Pepe Cisneiros, "Idilio" traz faixas como "Estúpido Cupido" em levada mambo, uma canção gravada em Cuba com o tocador de "tres" Papi Olviedo -membro do Buena Vista Social Club- e versões climáticas de Luiz Gonzaga e de antigos sambas dos anos 40.

Acompanhando sua voz grave e sussurrada, quase falada, a sonoridade do disco é sobretudo acústica, com participação de músicos como Raul de Souza (trombone)e figuras da noite paulistana, como Junior Boca, Guizado, Thiago França, Fábio Sá.

"É muito bom fazer parte de um grupo com que me identifico", diz a cantora de 38 anos, lembrando ter assistido a show da Nação e se sentido "renovada". "Não só pelo som, mas por estar vendo o amigo tocar, o jeito que ele pensa", resume. "O Pupillo é roots, mas é elegante. Tem suingue, mas é doce. E eu queria aquilo no meu CD."

Filha de mãe mineira com pai cubano, ela conta que se encontrou como cantora quando foi buscar seu repertório nas influências familiares, uma espécie de "latin chic contemporâneo", diz.

"Isso tudo é muito natural, o que canto é pura vontade", explica. "Tenho muita vontade de cantar sambas como 'Juracy' e, ao mesmo tempo, se não tiver a clave marcando o ritmo, estou infeliz. Duas coisas unem Cuba e Brasil profundamente: a mãe África e o trovador romântico."

IDILIO

ARTISTA Marina de La Riva
GRAVADORA Universal
QUANTO R$ 25, em média

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.