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Crítica / Comédia La Mínima faz raízes do teatro clássico aparecerem cristalinas e insuperáveis LUIZ FERNANDO RAMOSCRÍTICO DA FOLHA "Mistero Buffo", espetáculo da Cia. La Mínima, consagra seus criadores e confirma como um desempenho vigoroso de atores pode atualizar as formas mais simples e insubstituíveis do teatro. A encenação reúne alguns dos monólogos criados pelo múltiplo artista italiano Dario Fo, em 1969, a partir de sua pesquisa dos jograis (ou histriões medievais). Os comediantes populares adaptavam os Mistérios -histórias bíblicas encenadas pela Igreja- para versões satíricas e profanas, com críticas ácidas à instituição religiosa. A diretora Neyde Veneziano selecionou e traduziu quatro desses episódios, buscando sintonizá-los à fala corrente no Brasil, e adaptou, com os integrantes da La Mínima, sua estrutura original às praticas da companhia, centradas na dinâmica dos palhaços de circo. As narrativas escritas por Fo ganham em teatralidade e encantam, atualizadas pelo jogo elementar e rico dos extraordinários comediantes Domingos Montagner e Fernando Sampaio, auxiliados pelo não menos marcante Fernando Paz. Os três artistas arrebatam desde a primeira aparição, ainda na plateia, vestidos com o belo figurino concebido por Inês Sacay. Mas é quando sobem ao palco -organizado pela cenografia de Montagner, com arquibancadas laterais- e ocupam o centro, despojados de qualquer adereço, que revelam a força de seu talento. É emocionante ver as reconstituições da ressurreição de Lázaro ou da Paixão de Cristo, montadas com as palhaçadas de Sampaio e Montagner, e as hilárias pontuações musicais de Paz. As raízes do teatro popular, fundadas no histrionismo mais singelo e no ritmo preciso de corpos ágeis, reaparecem cristalinas e insuperáveis. Na comemoração dos seus 15 anos, a La Mínima não só resgata um clássico do laureado Dario Fo como concretiza uma homenagem pungente ao circo brasileiro, fonte primária de sua trajetória. Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros |
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