Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Documentário flagra a ascensão da nova classe média no Brasil

"Família Braz - Dois Tempos" venceu o É Tudo Verdade de 2011

RODRIGO LEVINO
EDITOR-ASSISTENTE DA “ILUSTRADA”

"Família Braz - Dois Tempos", documentário vencedor do festival É Tudo Verdade de 2011, é um daqueles exemplos que provam o dito popular de que "uma imagem vale por mil palavras".

No caso do filme, dirigido por Dorrit Harazim e Arthur Fontes, a narrativa se debruça sobre a tão falada ascensão da nova classe média, nos últimos dez anos no Brasil, a partir do recorte de uma família da periferia paulistana.

E a mostra com imagens tão eficazes, capazes de sobrepor teses e escritos.

Chefiada por seu Toninho e dona Maria, trabalhadores informais e pais de quatro filhos, a família tem o dia a dia acompanhado pela câmera, em dias recentes, tendo como contraponto a situação financeira uma década antes.

Filhos formados, capacitados para o mercado, empenhados na melhora de vida dos pais e cultivando novos hábitos são a evolução do que era crise e incerteza.

Delicado sem ser piegas, "Dois Tempos" flagra um momento marcante da sociedade brasileira sem recorrer a firulas economicistas nem tomar partido ideológico.

NA TV

Família Braz - Dois Tempos
Estreia de documentário
QUANDO amanhã, às 21h, no Canal Brasil
CLASSIFICAÇÃO livre

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.