Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Chapeleiro de Boy George desenha peças exclusivas para Herchcovitch

Cantor é a inspiração da coleção feminina do estilista, que será apresentada hoje na SPFW

33ª São Paulo Fashion Week abre hoje e traz visão de criador sobre seu ídolo, que se maquiava já em 1983

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Hoje, no primeiro dia da edição de verão 2013 da São Paulo Fashion Week, Alexandre Herchcovitch mostrará uma coleção inspirada em um de seus ídolos, o cantor Boy George, no que deve ser uma síntese de suas raízes underground e da sofisticação de seu trabalho atual.

"Foi a coleção mais difícil de fazer até hoje, porque é a minha visão sobre um ídolo. Em 1983, tinha 12 anos, e lembro de estar em casa assistindo ao 'Fantástico', e vi 'Karma Chameleon'. Pensei... 'Olhe essas roupas, essa maquiagem, essa coisa toda? Já pode isso?' Fascinado, comecei a colecionar coisas dele e virei fã incondicional", diz.

A pesquisa para a coleção começou dentro da casa do estilista. "Desde os anos 1980, compro revistas, livros e, é claro, discos. Tenho uma coleção gigantesca", conta.

Além disso, Herchcovitch procurou inspiração em dois documentários da rede inglesa BBC sobre o cantor: "Mad About the Boy" e "Living with Boy George".

Os chapéus da coleção foram desenhados por Stephen Jones, que também faz os chapéus de Boy George.

"Ele [Stephen] está fazendo chapéus para a Dior, por isso não vem ao desfile. Escolhi um dos seis croquis que me mandou. Ficaram lindos. Tive tanto medo de as peças extraviarem, não chegarem, que fui buscá-las em Londres!", conta, entre risos.

Jones já trabalhou com grandes nomes da moda mundial, como Galliano e Vivienne Westwood.

Ex-"roomate" de Boy George, o chapeleiro teve grande destaque na cena new wave de Londres. Em seu grupo de amigos, nos anos 1980, estavam também integrantes de bandas como Spandau Ballet e Duran Duran.

Herchcovitch encontrou Boy George numa reunião de trabalho há alguns anos e pensou em convidá-lo para a SPFW, mas foi desencorajado pelo chapeleiro.

"Jones disse que Boy George vai a lugares onde apenas ele brilhe, e que, provavelmente, não gostaria de ver uma interpretação sua na passarela. Então, tá, né?", brinca o estilista.

TRANSFORMAÇÃO

A São Paulo Fashion Week vai até o próximo sábado.

Entre os demais destaques do evento, que é fechado para convidados e acontece no prédio da Bienal, no parque Ibirapuera, estão a presença da top e atriz Rosie Huntington-Whiteley, que desfila novamente para a grife Animale, e a estreia do estilista baiano Vitorino Campos.

O tema desta 33ª edição do evento, que continua apostando na sustentabilidade como mote de exportação da moda brasileira, é SPFW - A Gente Transforma.

A cenografia da Bienal é assinada pelo arquiteto Marcelo Rosenbaum e foi inspirada num trabalho desenvolvido por ele com artesãos de Várzea Queimada, no Piauí. (VIVIAN WHITEMAN E PEDRO DINIZ)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.