Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Mônica Bergamo

monica.bergamo@grupofolha.com.br

TEMPO ESGOTADO

Simon Plestenjak/Folhapress
O grão-rabino Shlomo Amar
O grão-rabino Shlomo Amar

Grão-rabino chefe de Israel, Shlomo Amar veio a SP na semana passada. Entre outras atividades, foi ao casamento de Tammy Kattan e de David Safra, filho do banqueiro Joseph Safra.

-

Amar é o líder mundial dos sefarditas. Ele esteve na quinta-feira na entidade de assistência social Ten Yad, no Bom Retiro. Enquanto os mais velhos almoçavam um prato feito, os jovens davam pulinhos com a apresentação do cantor israelense Yaakov Shwekey, que também visitava a cidade.

-

Judeu ortodoxo, de camisa para dentro da calça preta, Shwekey é estrela do pop judaico. "Tipo um gospel", explicava uma fã.

-

O rabino Amar diz que não pode interferir na decisão de representantes da comunidade judaica brasileira de pedir que a presidente Dilma Rousseff não se reúna com o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, em encontro bilateral na conferência Rio+20.

-

"Mas seria importantíssimo, principalmente numa conversa reservada, que ela abrisse os olhos desse homem cego, que não reconhece o holocausto."

-

O rabino não conhece Dilma pessoalmente. Já Lula esteve com ele em março de 2010, num jantar na casa do presidente de Israel, Shimon Peres, que, segundo diz, "tinha uma excelente impressão" do brasileiro.

-

No começo do ano, Peres criou um perfil no Facebook, onde postou discursos seus pedindo "paz". Amar acha que a internet pode ser boa para espalhar a mensagem religiosa. Mas não é aconselhável na formação de rabinos, pois oferece dispositivos "que podem atrapalhar o serviço de Deus".

-

Sobre o crescimento de sinagogas com muro antibomba, o grão-rabino Amar afirma que o mundo "não luta o bastante" contra o terror -que pode chegar "a qualquer igreja".

-

O líder religioso só fala em hebraico. O rabino belga David Weitman, radicado no Brasil, serve de intérprete dele no país.

-

Weitman não quis traduzir perguntas sobre casamentos de judeus com não judeus (Amar já disse ser contra) e questionamentos sobre o conflito na Palestina. "Isso é muito delicado, muito delicado", afirmou o rabino, argumentando que o tempo dedicado à conversa havia se esgotado.

LENTE OCULTA
O TST (Tribunal Superior do Trabalho) manteve a demissão por justa causa de uma funcionária que publicou fotos do ambiente de trabalho sem autorização em rede social. Na sentença, a Justiça diz que as imagens revelavam a equipe em um "ambiente de brincadeiras nitidamente inadequadas".

MÃO BOBA
A demitida era enfermeira e trabalhava num hospital da cidade de Olinda, em Pernambuco. Ela recorreu à Justiça para que a decisão do empregador fosse revertida, em vão. No processo consta que uma das fotos mostra uma das colegas da funcionária "semiagachada" e "uma mão tentando supostamente apalpá-la". O hospital alegou também que doentes foram expostos.

RELAXA
Candidatos a vereador de primeiro time do PSDB já consideram inevitável a coligação proporcional com o PSD, em que terão que dividir espaço na chapa com correligionários da legenda do prefeito Gilberto Kassab.

CLUBE DA LUTA
O Jungle Fight, maior campeonato latino-americano de MMA (sigla em inglês para artes marciais mistas), vai virar tema de documentário. Os diretores Tommy Sowards e Alex Harvey estão produzindo um filme sobre a ascensão da luta no Brasil. O foco é a trajetória do amazonense Wallid Ismail, ex-campeão mundial de vale-tudo e presidente do Jungle.

RESGATE
O quadrinista Art Spiegelman, que teve seu laptop furtado no Tuca, em SP, quando participava do Congresso Cult de Jornalismo Cultural, já comprou um novo computador. Ele escreveu à organização do evento, que pagou o aparelho, agradecendo a ajuda. O americano diz que perdeu rascunhos de textos e rabiscos que fez nos últimos anos. "Gostaria que o ladrão tivesse ficado com o computador como refém e só me pedisse um resgate. Seria bem melhor que isso."

VEJO FLORES EM VOCÊ
A diretora e cenógrafa Bia Lessa diz ter se encantado com flores brancas de papel crepom que uma vez viu na casa de Dona Canô, mãe de Caetano Veloso e Maria Bethânia. Ela encomendou um "jardim" inteiro dessas flores a Dinorah, amiga da matriarca Veloso, para enfeitar cadeiras de praia com poemas de Arnaldo Antunes que estarão expostas a partir de hoje no Humanidade 2012, projeto paralelo à Rio+20.

TRABALHO EM GRUPO
O novo presidente da República Dominicana, Danilo Medina Sánchez, fez agradecimento especial a um "grupo de empresários e amigos" que tornaram possível a presença, em sua equipe eleitoral, do brasileiro João Santana. Responsável pelo marketing das campanhas de Lula e Dilma Rousseff, ele foi citado por Sánchez como "o homem que confiou" em suas chances de vitória.

CIRCUITO ABERTO
A atriz Fernanda Montenegro percorrerá em agosto nove municípios paulistas com o monólogo "Viver Sem Tempos Mortos", sobre a francesa Simone de Beauvoir. A atriz não se apresentava no Estado de São Paulo, fora da capital, desde os anos 1990, quando excursionou com a peça "Dona Doida".

NA AGENDA
Estão confirmados até agora espetáculos nas cidades de Guaratinguetá, Limeira, São Sebastião, Itatiba, Votuporanga e Araçatuba.

VIVA O JAZZ
O trio Corea, Clarke & White, do pianista Chick Corea, do contrabaixista Stanley Clarke e do baterista Lenny White, foi a atração de abertura do festival BMW Jazz, no Via Funchal, no fim da semana. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, com sua mulher, Eliane, e a atriz Mariana Hein estavam na plateia. O evento tem direção de Monique Gardenberg.

ARCO-ÍRIS
O secretário estadual da Cultura, Marcelo Araújo, assistiu à Parada Gay no Camarote Solidário, montado pela Agência Aids no mezanino do Conjunto Nacional, na avenida Paulista, anteontem. Também circularam por lá o deputado Paulo Teixeira (PT-SP) e a gerente Caroline Jasinsk.

CURTO-CIRCUITO

Ilan Goldfajn, economista-chefe do Itaú Unibanco, Samuel Pessoa, da FGV, e Eduardo Giannetti, do Insper, participam hoje de debate no Itaú Cultural, das 17h às 19h.

A banda guatemalense Woodser faz show gratuito hoje, no Studio SP. 18.

The Platters, do hit "Only You", toca hoje na Hebraica, às 21h. Livre.

Roberto Lautert, que cria obras de arte a partir de desenhos feitos no iPhone, participa hoje da conferência TED. No mês passado, ele expôs na Galeria do Bispo.

com ANNA VIRGINIA BALLOUSSIER, LÍGIA MESQUITA e OLÍVIA FLORÊNCIA

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.