Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Crítica Drama

'A Primeira Coisa Bela' quer reencontrar tradição do grande cinema italiano

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Existe um aspecto saudável em "A Primeira Coisa Bela", que consiste em buscar reencontrar a tradição do grande cinema italiano.

E ela de fato reaparece, ainda que um tanto esgarçada. Lá está Stefania Sandrelli, elo mais marcante ainda em atividade entre aquele bom momento e o presente. Lá estará também, ainda que de passagem, a figura tutelar de Dino Risi (1916-2008), mestre da comédia e do melodrama.

Eles trazem alma à história conturbada da família Michelucci, que seguimos desde 1971, quando Anna ganha um fortuito concurso de beleza (a mãe mais bela do balneário), até sua morte, em 2009.

A essa história não faltarão alternativas: a expulsão de Anna da casa por Mario, marido atrabiliário e pai de seus dois filhos, Bruno e Valeria.

Os caminhos do filme estarão determinados por esses personagens: a extrovertida e vitalíssima Anna luta alternando força e humor para criar os filhos.

Estes, em particular Bruno, sofrerão, no entanto, com a personalidade materna e as circunstâncias da infância, que vão se traduzir na idade adulta por uma melancolia intransponível. A insegurança será a marca da irmã.

O filme alterna três momentos: 1971, 1981 e 2009. No entanto, os problemas dessa construção vão se refletir com clareza nos personagens, que ao longo das épocas só mudam, basicamente, de cara.

A vítima mais evidente é o sorumbático Bruno, sempre disposto a impor sua depressão às diferentes situações.

O interesse do filme vem da simpatia que transmite. E quem a encarna é Anna. Sobretudo quando, na pele da Sandrelli, vende vitalidade, mesmo em estado terminal.

Talvez seja uma metáfora da Itália cheia de vitalidade de 1970, contraposta a esse segmento da "eurolândia" que, como Bruno, busca inutilmente sentido para a vida.

A PRIMEIRA COISA BELA

DIREÇÃO Paolo Virzì
PRODUÇÃO Itália, 2010
ONDE Cine Livraria Cultura e Espaço Unibanco Augusta
CLASSIFICAÇÃO 12 anos
AVALIAÇÃO bom

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.