Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Mônica Bergamo

monica.bergamo@grupofolha.com.br

Marisa Cauduro/Folhapress
Laura Neiva e a cadela Teodora em frente ao restaurante Carlota
Laura Neiva e a cadela Teodora em frente ao restaurante Carlota

São paulo contra o baixo-astral

Arrastões em restaurantes outrora considerados seguros abalaram o ânimo da freguesia; com propostas como "cortar a mão" dos assaltantes e adotar o "celular do ladrão", clientes tentam se adaptar aos novos tempos

São Paulo "tá um porre total, um tremendo baixo-astral". Desde que começou a onda de arrastões em restaurantes da cidade, a socialite e tradutora Alexandra Silvarolli, a Alê, mudou a sua rotina. "Tô jantando mais cedo. Vou às 20h30 e me 'pico' do lugar às 22h30." Ela também adotou uma política de redução de danos quando sai: "Tiro minhas joias, total".

-

As estratégias para enfrentar esse momento chato têm sido mais ou menos as mesmas: jantar mais cedo, usar roupas básicas, tipo jeans, para não chamar a atenção, esconder o celular, providenciar a "bolsa do ladrão": aquela que não tem nada dentro e que não fará muita falta se for surrupiada.

-

"Tô morrendo de medo. Se levarem uma bolsa Hermès minha, vou chorar mais do que tudo", diz a decoradora Alessandra Campiglia, grudada em sua Chanel. "Saio de casa sem nada. Meu marido leva a carteira dele."

-

"Às vezes [você] senta em cima do celular no restaurante [para escondê-lo do ladrão]. Mas, com uma arma na cabeça, eu faço o que for. Quando me roubaram o carro, levaram até a nécessaire com absorvente", diz a apresentadora Barbara Thomaz.

-

Outra novidade é o "celular do ladrão". "Já saí sem meu Blackberry. Levo um telefone bem antigo, daqueles vagabundos", diz Ana Tosto, mulher do advogado Ricardo Tosto. "Outro dia, fui na Vila Madalena e pensei: 'Vou com uma roupa discreta, uma calça jeans'. Só uso aliança e um brinco de bijuteria. Mas deixar de sair eu não vou."

-

O medo está no ar e é assunto das rodas no circuito Jardins/Higienópolis/Morumbi/Itaim Bibi. São bairros repletos de seguranças privados. Ainda assim, viraram alvo de quadrilhas.

-

O arrastão ao restaurante La Tambouille, no Itaim, há duas semanas, foi um marco. "Uma surpresa! Tá cada vez mais perto da gente. Os ladrões estão audaciosos!", diz Carola Porto, sócia da Agenda Black, grupo no Facebook que reúne mulheres de alto poder aquisitivo.

-

"É um absurdo você ir a um restaurante e pensar que pode ser metralhada. Teve arrastão em vários que a gente frequenta. O La Tambouille... Acho absurdo, surreal", diz Talita de Gruttola, voluntária no Hospital do Câncer.

-

"São lugares aonde a gente vai sempre. O La Tambouille, o Carlota, gente! E a Lanchonete da Cidade [nos Jardins]? É do lado de casa, vivo lá com minhas filhas! Há dois meses comecei a ir só a restaurantes de shoppings: no Rodeio do Iguatemi, no Ritz do Iguatemi, no Empório Central e na Lanchonete da Cidade do Cidade Jardim", diz a advogada Luciana Natale.

-

Numa roda de amigas que na semana passada se encontraram em evento beneficente na joalheria de Jack Vartanian, nos Jardins, ela fala da nova rotina. Champanhe na mão, conta que o grupo se reúne uma vez por semana para almoçar. "Agora estamos indo ao clube Paulistano [na rua Estados Unidos]. Como somos todas sócias de lá, fica mais fácil e seguro. Dá para entrar, estacionar o carro." Daniela Cilento, uma das amigas, diz que não tem "medo de nada, nada. Se bem que já passei por uns sustos".

-

Recentemente, almoçava no Girarrosto, na avenida Cidade Jardim. "Entra um cara mal vestido gritando para os seguranças: 'Não me bate, não me bate'. A Mika [sua amiga] já foi tirando o relógio, escondendo a bolsa. Era um mendigo." "É o que menos me assusta, sabia?", diz Luciana. "Mas você hoje não sabe se é mendigo ou se vai tirar uma arma", diz Dani. "Um cliente deu R$ 10 para o homem, que disse aos seguranças: 'Tá bom, eu saio. Mas vocês não vão me bater lá fora, né?'."

-

Chef de cozinha, Paula Passos conta que "no Kosushi [Itaim] é que é legal. Tem um segurança de uns 3 m de altura!". Mostra a foto que fez do funcionário no celular. "Duvido que assaltem lá."

-

"No dia em que tiver carro blindado, prefiro mudar de país", diz Dani Cilento. "É melhor morar na Suíça, né?", responde Paula. "Ah, não. Deixar o Brasil? Prefiro ter um carro blindado", afirma Luciana. "Tem que fazer como nos países árabes: roubou, corta a mão", sentencia Dani.

-

A modelo Cassia Avila afirma que tem "orado para Jesus". E evita andar a pé.

-

Na semana passada, percorreu de carro os dois quarteirões que separam a joalheria do marido, Jack Vartanian, na rua Bela Cintra, e o restaurante Gero, na rua Haddock Lobo. Nas lojas vizinhas ao restaurante da rede Fasano, 15 seguranças cuidam das vitrines de Dior, Louis Vuitton e NK Store. Nem assim ela se sente segura.

-

Quando Cássia tentou entregar o carro ao manobrista, um marronzinho disse que a multaria. "Olha isso, ou você é multado ou assaltado." Ela está no limite. "Não dá mais pra morar no Brasil. Nossa filha [de nove meses] vai estudar em escola americana. E depois vamos nos mudar."

-

Para não abrir mão do prazer de jantar fora, Carola Porto diz que começou a frequentar os restaurantes que já foram assaltados. "Eu acho que um raio nunca cai duas vezes no mesmo lugar. No sábado eu fui ao La Tambouille. Tava tranquilo."

-

"Com essa história de arrastão, prefiro convidar as pessoas para jantar na minha casa", diz a administradora Flavia Sahyoun. "Roubam tanto no Brasil que pensam que todo mundo que tem dinheiro é porque roubou e não porque trabalhou. Virou um país tão avacalhado..."

-

Depois do assalto à pizzaria Bráz, em Higienópolis, que ela frequentava, a atriz Laura Neiva pede comida em casa. "Tenho um pit bull e agora só ando por Higienópolis com ele." Outro morador do bairro, o humorista Tom Cavalcante não corre mais nas ruas. "Amo SP e estou muito triste." Ele também evita ir a restaurantes.

-

A consultora Fabiola Kassin só vai a lugares "dentro de shopping, de tudo. A gente vai no bar do [hotel] Fasano, no [hotel] Emiliano. Infelizmente, virou isso, uma bolha, não tem como estourar".

-

"Alguém tem que tomar atitude. Sei lá, governo. Daqui a pouco, o Exército entra na rua. Está mais seguro morar no Rio do que aqui. Está ridículo. No Rio você para no quiosque e toma uma cerveja. Aqui não posso nem ir ao bar da esquina. Não tem mais rico, pobre, assaltam qualquer coisa, boteco, restaurante. Virou uma zona. Quando saio, tiro tudo, tu-do!".

-

O hábito já gerou aborrecimentos paralelos. Outro dia, Fabiola desparafusava uma pulseira para tirá-la do braço, escondendo a joia enquanto comia pastel nos Jardins. "Perdi o parafuso."

""É um absurdo você ir a um restaurante e pensar que pode ser metralhada"

TALITA DE GRUTTOLA

"Celular eu levo dois, se roubarem um o prejuízo não é tão grande."

CAMILA DINIZ

"São lugares aonde a gente vai sempre. O Tambouille, o Carlota, gente!"

LUCIANA NATALE

"Tem que fazer como nos países árabes: roubou, corta a mão"

DANI CILENTO

Manual de sobrevivência

O que elas fazem para escapar dos arrastões:

- Frequentar só restaurantes de shoppings

- Almoçar no clube Paulistano ou em outro do qual seja sócia

- Usar joias básicas -se possível, só aliança

- Usar roupas discretas, como calça jeans

- Ir ao restaurante com o "celular do ladrão", modelo mais barato

- Sentar em cima do celular para escondê-lo

- Não andar a pé até o restaurante, mesmo que seja a um quarteirão de casa

- Caminhar acompanhada de um pit bull ou outro cão protetor

- Jantar em locais que já foram assaltados, "porque um raio não cai duas vezes no mesmo lugar"

(ANNA VIRGINIA BALLOUSSIER, LÍGIA MESQUITA, MÔNICA BERGAMO e OLÍVIA FLORÊNCIA)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.