Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Crítica Comédia

Woody Allen oscila entre o sabor e a falta de inspiração

CÁSSIO STARLING CARLOS
CRÍTICO DA FOLHA

Na sétima produção realizada longe de casa, em cidades europeias, Woody Allen fez um filme que tem mais a ver com lazer do que com trabalho. Desde o título e o cartaz, "Para Roma com Amor" viaja até a cidade eterna com a mesma disposição de quando fazemos turismo.

Compartilhamos ansiedades no voo, contemplamos os monumentos e a luz local, perambulamos pela magnitude das praças e o charme das ruelas e, em casa, quase nada fica retido nas fotos.

O filme se organiza em torno de quatro histórias que acontecem por acasos e coincidências, confusões e incompreensões. Americanos e italianos se amam ou se desentendem, ou americanos visitam a Itália e descobrem um pouco de si próprios.

O roteiro também assinado por Allen prefere passar pelas situações com ligeireza, passear entre elas em vez de se deter e apreciar.

Por isso o filme se torna semelhante às produções em episódios de que o cinema italiano foi pródigo, mas cujo resultado quase sempre é irregular.

De modo equivalente, "Para Roma com Amor" oscila entre o saboroso e o desinspirado. A situação do casal tentado pelo adultério, em que Woody Allen revisita o Fellini de "Abismo de um Sonho" e resgata Ornella Muti do esquecimento, pertence ao primeiro grupo.

Já o impasse amoroso vivido pelos personagens de Jesse Eisenberg e Ellen Page poderia muito bem ter ficado na lixeira da sala de edição. Enquanto a história vivida por Roberto Benigni, a mais promissora e irônica, fica com aparência de rascunho.

Por sua vez, o retorno de Allen como ator também parece preguiçoso. Se, num primeiro momento, seu papel de pai da noiva provoca risadas, ao se repetir e esticar, a melhor piada perde a graça.

No entanto, em comparação com o festival de besteiras que toda semana estreia no país, este reencontro anual com Allen pode não ser inesquecível, mas não se confunde com vexame.

PARA ROMA COM AMOR

DIREÇÃO Woody Allen
PRODUÇÃO EUA/Itália/Espanha, 2012
QUANDO Cine Sabesp, Eldorado Cinemark e circuito
CLASSIFICAÇÃO 12 anos
AVALIAÇÃO bom

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.