Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Crítica Ação

Longa triunfa por abordar o aspecto mais prosaico do herói

RICARDO CALIL
CRÍTICO DA FOLHA

O título de "O Espetacular Homem-Aranha" é propaganda enganosa. Se há um aspecto desse novo filme inferior ao da trilogia dirigida por Sam Raimi é justamente o quesito espetáculo.

Com exceção de uma rápida e notável cena (em que herói e o vilão destroem uma biblioteca sem serem notados por um funcionário com fones), não há nada que se equipare ao deslumbramento causado pelo voos do protagonista no original de 2002.

O diretor Marc Webb (do encantador "(500) Dias com Ela") tinha em mãos uma década de avanços nas tecnologias digitais, mas não o talento visual de Raimi. Para piorar as coisas, não contava com o fator novidade. A trama, a origem do herói, o vilão e os atores podem ter mudado, mas na essência o Homem-Aranha continua o mesmo, de dez anos atrás e de sempre.

Um garoto que, inadvertidamente, vira super-herói e precisa lidar com as responsabilidades trazidas pelos superpoderes -metáfora quadrinista para as dores e delícias de chegar à vida adulta.

Mas, se não tem o espetáculo e tampouco a novidade, o que "O Espetacular Homem-Aranha" pode oferecer? A resposta é o contrário do que título sugere: o filme triunfa quando aborda os aspectos mais prosaicos da vida de Peter Parker.

A saber: a superação da timidez, os conflitos familiares, a descoberta do amor, o inferno da vida escolar... Ou seja, o universo que Webb já havia abordado com sensibilidade em "(500) Dias com Ela".

Nesse campo, enfim, ele supera Raimi. E também na direção de atores -conseguindo desempenhos e uma química entre Andrew Garfield e Emma Stone muito melhores que os da dupla Tobey Maguire/Kirsten Dunst.

"O Espetacular Homem-Aranha" pode não ser a grande aventura -de "super hero" que o título promete, mas se revela ao menos um belo filme de "high school", uma sensível comédia colegial que entendeu melhor o Peter Parker do que o Spiderman.

O ESPETACULAR HOMEM-ARANHA

DIREÇÃO Marc Webb

PRODUÇÃO EUA, 2012

ONDE nos cines Eldorado Cinemark, Anália Franco UCI e Espaço Unibanco Pompeia

CLASSIFICAÇÃO 10 anos

AVALIAÇÃO bom

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.