Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Organizadores são ligados a empresa de licenciamento

COLABORAÇÃO PARA FOLHA
DE SÃO PAULO

O período de produção e captação de recursos da exposição de Modigliani no Brasil coincide com o da criação da filial brasileira da empresa Modigliani Brand, com sede na Europa. Data de julho de 2011 o início das atividades da empresa, dedicada ao licenciamento de produtos usando a marca Modigliani ou imagens do pintor.

Para sua chegada ao Brasil, a empresa promoveu em outubro do ano passado a inauguração da Casa Modigliani, uma sala dedicada ao pintor dentro de um espaço de eventos particular -o Espaço Singular, na esquina da rua Estados Unidos com a Peixoto Gomide, nos Jardins.

A criação do local coincidiu com a chegada das pinturas de Modigliani ao Brasil (logo antes da exposição em Vitória) e algumas telas do italiano foram levadas até lá para inauguração do evento, documentada na ocasião pelo programa "Amaury Júnior" (www.youtube.com/watch?v=ag4DVv5CnQk).

Hoje, na sala, estão apenas réplicas de algumas obras, além de reproduções de fotos. Cocurador da exposição de Modigliani no Brasil, Olívio Guedes é um dos procuradores da Modigliani Brand, assim como Paulo Solano.

"Eu sou diretor cultural. Eu cuido do desenvolvimento da cultura de Modigliani no Brasil. Esse é o meu cargo. Nós estávamos tentando desenvolver isso, mas até agora não conseguimos."

Segundo ele, nada foi feito ainda com a marca. "Nós não fizemos nada com essa marca. Infelizmente, porque eu teria ganhado dinheiro."

Questionado sobre a questão, Teixeira Coelho, curador do Masp, disse que desconhecia a participação de Guedes na empresa. "Daqui pra frente o museu vai ter que pedir a ficha corrida de todos os sócios de uma empresa para saber se eles estão envolvidos em alguma iniciativa mercadológica? Eu não vou pedir isso. A gente se resguarda através do conhecimento."

Há pouco mais de dez dias, o empresário Marcelo Felmanas, responsável pela 6F decorações, lançou uma linha de louças da fábrica italiana Richard Ginori com motivos de Modigliani. Segundo Guedes, a parceria não passou pela Modigliani Brand do Brasil, apenas pelo Institut Modigliani europeu.

(GL E MM)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.