Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Iniciativa desperta críticas e livro com "adorados pelos leitores"

DE SÃO PAULO

Antes mesmo de sair a "Granta", veio a resposta. O escritor Felipe Pena lançou na Flip seu "Geração Subzero" (Record, R$ 39,90, 322 págs.), cuja orelha critica a seleção da revista britânica.

"A 'Granta' teve a pretensão de apresentar os 20 melhores autores. Mas que critérios definem os melhores? E quem define esses critérios? Figurinhas carimbadas pela 'mídia especializada' e referendadas pelas panelas literárias levam vantagem."

Alegando ter escolhido nomes "congelados pela crítica, mas adorados pelos leitores", Pena uniu best-sellers como André Vianco e Eduardo Spohr a apostas próprias, como Eric Novelo e Cirilo Lemos.

"A 'Granta' se leva a sério demais. Quando um editor disse que aqueles autores vão construir o mapa da literatura brasileira, falei pro meu sobrinho de 5 anos: 'Melhor começar a ler todos, esses caras vão cair no vestibular!'"

O fato é que 247 autores levaram a "Granta" a sério e concorreram. Na semana passada, após discussões na internet, um leitor criou a página offgranta.wordpress.com para receber os escritos dos "227 rejeitados". Até sexta, cinco tinham enviado.

Por outro lado, alguns escritores sempre lembrados em antologias nacionais, como Veronica Stigger e Andrea Del Fuego, nem se inscreveram. Del Fuego diz que estava "grávida demais" e perdeu o prazo; Veronica afirma que não viu sentido em submeter texto à avaliação.

"A 'Granta' brasileira é um projeto equivocado, se não deletério, desde o princípio: trata-se da importação de um modelo de revista, que não leva em consideração as especificidades do nosso sistema literário", ela diz, não sem ressaltar que admira vários dos selecionados.

Santiago Nazarian, um dos poucos brasileiros selecionados em 2007 pelo concurso "Bogotá 39", com 39 autores latino-americanos de até 39 anos, usou o bom humor para admitir que é "difícil superar" a ausência na "Granta".

Postou em seu blog conversa com uma amiga, na qual elogiam alguns eleitos, criticam outros e arriscam teses para a seleção. Ele conclui: "Parabéns sinceros a eles [os selecionados]. E tudo de pior aos jurados (quando vocês estiverem sofrendo, pensem que ficarei feliz em saber)".

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.