Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Juanes tenta se firmar no Brasil com acústico

Sucesso latino lança disco com Paula Fernandes de olho em mercado pouco explorado

IURI DE CASTRO TÔRRES
DE SÃO PAULO

Juan Esteban Aristizábal Vásquez, ou simplesmente Juanes, vendeu cerca de 12 milhões de discos e venceu 17 Grammy latinos, mas é quase um desconhecido no Brasil. Mas isso está para mudar.

Um dos grandes lançamentos da gravadora Universal neste ano, o disco "MTV Unplugged", do colombiano, resume seus cinco álbuns de estúdio. E, para aproximá-lo do Brasil, traz parceria com a sertaneja Paula Fernandes.

"A ideia de fazer uma música com alguém do Brasil foi para construir uma ponte entre duas culturas diferentes", contou o cantor à Folha no camarim de show que fez para convidados em São Paulo.

Os dois dividem o microfone na balada romântica "Hoy Me Voy", ora em português, ora em espanhol.

A diferença de língua, segundo o artista, é o maior empecilho para artistas latino-americanos chegarem com força ao mercado brasileiro.

"Não é fácil escutar músicas em português nas rádios do México ou da Argentina, é sempre em espanhol ou inglês", disse Juanes.

"Entendo que é o mesmo no Brasil. O plano é tentar fazer algo diferente e abrir uma pequena porta."

Para o acústico, o artista quis misturar o rock, sua primeira influência, a folk latino, que desenvolveu mais tarde na carreira -o disco também tem elementos de blues, jazz e ritmos do Caribe.

"Foi um desafio fazer um acústico, pois não é como ir a um estúdio e gravar várias vezes a mesma canção, é tudo ao vivo", conta.

"Unplugged" reúne 14 canções, sendo três inéditas, como "Azul Sabina", com Joaquín Sabina, "uma espécie de Bob Dylan latino, um verdadeiro ídolo". Também estão no disco os maiores sucessos de Juanes, como "A Dios le Pido", "La Camisa Negra" e "Odio por Amor".

BONO LATINO

Juanes escolheu uma de suas músicas mais fortes para abrir o novo disco -"Fíjate Bien" foi escrita tendo em vista a situação da Colômbia em conflito com narcoguerrilheiros e traficantes.

A canção explicita o lado ativista social do músico, que faz shows humanitários pelo mundo e é fundador da instituição Mi Sangre, para vítimas de minas terrestres.

"Usava a música como forma de escape de nossos medos e tristezas", diz Juanes.

Tendo apoiado o ex-presidente Álvaro Uribe, hoje revê o envolvimento na política.

"Quando você se mistura com política, perde tudo. Fico tão frustrado, porque não está funcionando. O sistema é maior que nós, muita mentira e corrupção..."

E a quem o chama de "Bono Vox latino", em referência ao ativismo social do vocalista do U2, Juanes tem uma resposta pronta: "Respeito muito o Bono, mas eu já me envolvia com isso muito antes".

MTV UNPLUGGED
ARTISTA Juanes
GRAVADORA Universal
QUANTO R$ 25 (CD) e R$ 40 (DVD)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.