Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Painel das Letras

RAQUEL COZER raquel.cozer@grupofolha.com.br

A volta da Brasiliense

Após anos de uma anunciada reestruturação, enquanto praticamente sumiu do mercado, a histórica Brasiliense prepara sua volta para agosto, sob nova presidência -o que representa o desligamento da família de Caio Prado Júnior após quase 70 anos de sua criação, em 1943. Quem assumiu a empresa, no início do ano, foi Maria Teresa Baptista Lima, ex-vice-presidente, e investidores -a editora não revela quem são. Nos últimos anos, Maria Teresa e Yolanda Prado, a Danda, filha de Caio, enfrentaram-se na Justiça por questões financeiras. Danda permanece como autora da casa.
O retorno da Brasiliense começará por uma reedição das "Obras Escolhidas" de Walter Benjamin, com o primeiro dos três volumes na Bienal do Livro de São Paulo. Será o primeiro livro da editora publicado neste ano.

Mergulho em Plath

Está prevista para 27 de outubro, data em que a poeta americana Sylvia Plath (1932-1963) completaria 80 anos, a estreia no Rio da peça "Plath, em Voz Alta", que acaba de ter R$ 550 mil aprovados para captação via Lei Rouanet.
A dramaturgia ficou sob responsabilidade de Mauricio Arruda Mendonça, da Cia. Armazém, que recebeu da atriz Natasha Corbelino, idealizadora do projeto, a meta de "mergulhar nos poemas" e esquecer a biografia.
Na equipe de produção da peça, o poeta Ramon Mello prepara outra homenagem: uma leitura pública de poemas da americana em Londres -onde ela viveu-, por artistas brasileiros e ingleses.
A vida da poeta, por sua vez, volta à tona com a reedição, pela Globo, de "Os Diários de Sylvia Plath", de 2004, atualmente esgotado.

SP

Gustavo Piqueira forma painel irônico em "Iconografia Paulistana", que sai pela WMF Martins Fontes em outubro

Ano de Graça

Além dos 80 anos de Sylvia Plath, em 27/10 também se comemoram os 120 anos de Graciliano Ramos (1892-1953), nome cotadíssimo para a homenagem da Flip no ano que vem. Para a data, a jornalista Selma Caetano prepara um seminário, uma mostra e um livro com inéditos.
Do seminário, programado para acontecer em São Paulo, Belo Horizonte e Recife, participarão Milton Hatoum, Ronaldo Correia de Brito, Lourival Holanda e outros. A mostra, sem local definido, exibirá na ordem, por três dias, os filmes baseados na obra do autor: "Vidas Secas" (1963), "São Bernardo" (1972) e "Memórias do Cárcere" (1983).
O livro sai pela Record, com textos publicados em diários como o "Jornal de Alagoas", para o qual o autor escreveu, na juventude, discursos e o começo de uma peça.

Nossa, nossa Xico Sá, Marcelino Freire, João Anzanello Carrascoza, André de Leones e outros 16 autores, entre conhecidos e novatos, estarão na coletânea "Assim Você me Mata", que a Terracota prepara para a Balada Literária, em novembro. Organizada por Claudio Brites, reunirá contos inspirados na estética brega/kitsch.

Vida no gelo 1 Manny, Diego e Sid serão os primeiros personagens a ganhar "vida" pela Brinque-Book. A versão em livro que a editora prepara com os animais do filme "A Era do Gelo" será a estreia da casa no recurso de realidade aumentada, que gera animações tridimensionais a partir de códigos reconhecidos por webcams.

Vida no gelo 2 Os códigos ficam em quatro discos de papelão, para as crianças manusearem como se os personagens estivessem em suas mãos (veja como funciona em bit.ly/eragelo). O livro terá ainda um guia de personagens e curiosidades da série.

Sem autorização 1 O canal Max, da HBO, vem exibindo o filme "Uivo", de Robert Epstein, com legenda que usa, sem autorização, a tradução do poeta Claudio Willer para o poema de Allen Ginsberg que dá título à obra. A L&PM, para quem Willer fez a tradução, informa que não foi consultada quanto ao uso do texto.

Sem autorização 2 O filme aborda o julgamento, nos anos 50, contra a publicação do poema, considerado obsceno, e que abriu debate sobre liberdade de expressão. Curiosamente, na versão da tradução usada na legenda, optou-se por termos menos pesados. "Deixaram-se enrabar", por exemplo, virou "ofertaram seu ânus".

Sem autorização 3 O grupo HBO informou só que recebeu o filme já com legenda. Ela também foi usada na Mostra de São Paulo em 2010.

Brasília na França O romance "Cidade Livre", que rendeu a João Almino o Prêmio Passo Fundo Zaffari & Bourbon de literatura no ano passado, acaba de sair na França, pela Éditions Métaillíe, como "Hotel Brasília".

LEIA MAIS EM http://www.folha.com/abibliotecaderaquel

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.