Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Saiba mais

Acervo tem registros de Pelé e Pan de São Paulo

DE SÃO PAULO

Nascido em 1º de janeiro de 1920, Primo Carbonari já andava por produtoras de cinema de São Paulo aos 14 anos e trabalhava como fotógrafo lambe-lambe.

Descendente de italianos, ele capturou momentos históricos do Brasil. Dizia ser o primeiro cinegrafista a ter escalado as Agulhas Negras, no Rio, e a ter circundado a ilha do Bananal, ínsula fluvial no Tocantins.

Nos anos 1950, fundou a própria produtora e passou a realizar documentários e os famosos cinejornais, noticiários de dez minutos exibidos nos cinemas antes dos filmes hollywoodianos.

Carbonari foi o único detentor dos direitos de filmagens do Pan-Americano de São Paulo, em 1963. Cobriu inaugurações de rodovias, a construção das primeiras habitações de Maringá (PR), enterros de presidentes e filmou o primeiro gol de Pelé.

Fanático por cinema, sempre procurava inovações técnicas para seus projetos. Seu último "Cinejornal" foi em 1990, com imagens da posse do presidente Fernando Collor de Mello.

Carbonari morreu em sua casa, na Barra Funda, São Paulo, em 21 de março de 2006. Deixou um legado de mais de 20 mil filmes e longas-metragens como "Aí Vêm os Cadetes" (1959).

(RS)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.