Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Livro resgata papel de 2ª mulher de Zweig

DO RIO

Tendo vivido e morrido ao lado de uma personalidade ofuscante, Charlotte Elisabeth Altmann -ou Lotte, como era conhecida a segunda mulher de Stefan Zweig- acabou relegada na história a um papel menor, o de "secretária obediente e passiva".

Esse tipo de interpretação é revisto em "Stefan e Lotte Zweig - Cartas da América", livro que sai no país amanhã.

A obra, organizada pelos historiadores Darién J.Davis e Oliver Marshall, reúne cartas que estavam sob a guarda de Eva Alberman, filha de Hannah e Manfred Altmann, irmão de Lotte.

A correspondência, em boa parte direcionada aos pais de Eva -que está no país para o lançamento do livro e para a abertura da Casa Stefan Zweig-, apresenta aspectos do cotidiano e da intimidade do casal e serve como crônica da decadência física e mental que os levaria à morte.

O livro também traz, como pós-escrito, uma carta da poeta e diplomata chilena Gabriela Mistral sobre o suicídio do casal (leia trecho acima), publicada em março de 1942 no jornal argentino "La Nación" e resgatada após décadas no esquecimento.

Outra obra lançada na onda das efemérides ligadas a Zweig é a história em quadrinhos "Les Derniers Jours de Stefan Zweig" (os últimos dias de Stefan Zweig), publicada na França em fevereiro e atualmente sendo analisada por editoras do Brasil.

A HQ é uma adaptação do livro homônimo (e semificcional) escrito pelo francês Laurent Seksik. (MAC)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.