Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Coleção destaca o espírito funcional de Angelo Mangiarotti

DE SÃO PAULO

Angelo Mangiarotti (1921-2012) iniciou sua carreira nos anos 1940, em Milão, empenhado em dar uma dimensão de obra de arte para cada objeto concebido em sua prancheta.

Sua obra, marcada pelo espírito funcionalista e inventivo, está reunida no 13º volume da Coleção Folha Grandes Designers, que chega às bancas em 5/8.

Mangiarotti dedicou-se à pesquisa e à inovação tecnológica, buscando novas formas de trabalhar materiais.

Na escultura, área que muito influenciou sua carreira, aproximou do design elementos brutos como o mármore.

Durante os anos 1950, o italiano foi convidado a lecionar no Instituto de Tecnologia de Illinois, nos Estados Unidos, período em que entrou em contato com grandes nomes da arquitetura como Frank Lloyd Wright e Walter Gropius.

Mangiarotti procurou desenvolver sua própria filosofia de design baseada no rigor estético, atitude que o tornou uma referência como projetista, arquiteto e escultor.

Um dos seus projetos mais famosos é a luminária Lesbo, concebida em 1967, de estrutura simples de vidro e que se abre em forma de guarda-chuva. O objeto se tornou um símbolo das escolas de design da década de 1970.

Em 1994, o italiano teve o conjunto de sua obra reconhecido ao ganhar o Compasso D'Oro, maior prêmio do design internacional.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.